O grande vencedor foi o colombiano Anacona, em um ataque faltando 14 kms para a chegada, junto com outros dois colombianos. Ele assumiu agora a liderança da classificação geral.
As montanhas eram de categoria 2 e os atletas passaram por uma descida com muito vento, seguida de uma estrada reta muito longa onde o vento separou a corrida em quatro pelotões diferentes.
O então líder da classificação geral, Alaphillipe, estava no ultimo destes pelotões com a incrível ajuda do jovem atleta Remco Evenepoel, de apenas 18 anos. Ele está competindo pela primeira vez no circuito profissional e mostrou que tem pernas para escoltar um grande nome como o de seu companheiro de equipe que liderava a classificação geral.
Faltando 2 km para a chegada, Alaphillipe atacou e na sua roda veio Nairo Quintana para neutralizar o ataque, sem botar a cara no vento, sabendo que não seria possível alcançar o grupo de Anacona, que já estava muito próximo da linha de chegada.
Remco Evenepoel
A sexta etapa começa por volta das 10 horas da manha do dia 02/02/2019 e pode ser acompanhada ao vivo pelo link disponibilizado no site da organização: https://www.vueltaasanjuan.org/