Henrique Avancini é campeão da Copa Internacional de MTB 2018 em Araxá

Henrique Avancini é campeão da Copa Internacional de MTB 2018 em Araxá

Menos de um mês após ficar na terceira colocação da Cape Epic, principal prova mundial de ultramaratona de mountain bike que foi disputada na África do Sul, o brasileiro Henrique Avancini, que compete pela equipe internacional Cannondale Factoy Racing, conquista mais um importante resultado para o ciclismo nacional. Na tarde de hoje, o atleta venceu a Copa Internacional de Mountain Bike, prova disputada em Araxá (MG), e somou 160 pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional).Avancini terminou a temporada 2017 na quinta colocação do ranking. O ano está só começando e o brasileiro está colhendo os frutos da intensa pré-temporada que realizou.

“Vencer Araxá é importante pela classificação da prova, é uma competição de ranqueamento bastante alto. Além disso, é minha quinta vitória consecutiva aqui, venço desde 2014, e conseguir um feito como esse em uma prova de alto rendimento é algo muito difícil. Mas como costumo dizer, Araxá é muito especial pra mim. Talvez seja um dos poucos locais onde eu consigo performar bem mesmo não estando na minha melhor forma, isso não tem um impacto tão grande. É um evento especial onde acabo me alimentando muito da atmosfera da competição, quando consigo extrair muito do meu corpo para ter uma boa performance e, consequentemente, um bom resultado. Estou muito feliz com mais uma vitória”, disse Henrique sobre o resultado.

No primeiro dia de prova, disputada sexta-feira, Avancini ficou em primeiro lugar na disputa contra-relógio. Já no sábado o atleta fez uma prova estratégica e terminou na terceira colocação sem perder contato com os dois ciclistas que ficaram à sua frente. E hoje, terceiro e último dia de prova, Avancini confirmou a boa fase e venceu a disputada prova de Araxá, uma das mais tradicionais competições do mountain bike realizada no Brasil e de grande importância para o ranking mundial, tendo a participação de muitos atletas estrangeiros e da elite do MTB sul-americano.

A prova de Araxá é classificado como Stage Race Hors Class pela UCI, isto é, evento que mais soma pontos no ranking mundial depois de competições mundiais. Além de Araxá, apenas três outros eventos levam essa classificação no mundo: Swiss Epic, Cape Epic e Cyprus Sunshine Cup.

Foto capa: Thiago Lemos

COMPARTILHE

Comente