Como funciona uma prova 24h de MTB?

Como funciona uma prova 24h de MTB?

Uma prova no formato 24 horas de MTB é um formato bem interessante e podendo ser realizada de várias formas e para ilustrar vou usar a prova mais famosa que é a Brasil Ride 24 horas Series, prova que acontece na cidade de Botucatu, interior de SP.

E como funciona a prova?

O atleta tem como objetivo completar o maior número de voltas no circuito dentro do prazo de 24 horas. Se houver empate no número de voltas, o critério de desempate é definido pelo atleta que terminar na frente, isto é com menor tempo.

E sobre os atletas, como participar?

Numa prova dessa da pra ir na categoria solo masculina que é dividida em várias subcategorias, na categoria solo feminino, dupla masculina, dupla feminina, dupla mista, categoria quarteto que também é dividida em várias subcategorias e sexteto.

A largada no estilo “LE MANS”, significa que os atletas devem correr a pé em direção às bicicletas e iniciando as voltas no circuito. E todas as categorias largam juntas com as equipes representadas por apenas um atleta de cada equipe, inclusive a solo. Algumas regras são impostas, como por exemplo: o representante na largada dos quartetos e sextetos poderá ser feita por qualquer atleta, porém no quarteto misto e dupla mista, a representante precisa ser uma mulher da equipe.

E sobre a troca, como é,  quando pode trocar e quantas vezes?

A primeira troca entre os atletas só pode acontecer depois de 1 hora de prova. Sobre o número de vezes da troca, e sobre quem vai trocar fica a critério da equipe participante mesmo, porém a troca sempre tem lugar certo para ser feito.

A Brasil Ride 24 horas Series vai rolar dias 24 e 25 de março de 2018 na cidade de Botucatu-SP. Para mais informações sobre a prova acesse o site: www.brasilride.com.br/24h

Foto Capa: Fabio Piva

 

COMPARTILHE

Comente