Você sabe se precisa de mais vitamina para se manter saudável e pedalar melhor?

Você sabe se precisa de mais vitamina para se manter saudável e pedalar melhor?

Se você aprendeu que tomar suas vitaminas todos os dias era uma parte vital de ficar saudável – bem como escovar seus dentes e comer seus vegetais – você não está sozinho. Durante décadas, os médicos recomendaram multivitaminas como uma maneira fácil de preencher quaisquer lacunas nutricionais na sua dieta. Mas pesquisas recentes sugerem que os benefícios das multivitaminas podem ser altamente avaliáveis. É hora de jogar o seu multis? Aqui está o que você precisa saber.

1 – Multivitaminas não são compatíveis com uma alimentação saudável.

Se sua dieta é carregada com alimentos processados e açúcares adicionados, tomar um multivitamínico não compensará isso.“Tomar um multivitamínico não é um substituto para uma alimentação saudável”, diz Alana Biggers, MD, MPH, professora assistente de medicina clínica na Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois-Chicago. A melhor maneira de obter as vitaminas e os minerais que você precisa – juntamente com fibras e fitonutrientes – é mantendo uma dieta bem equilibrada de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas.

2 – Você pode exagerar.

A vitamina A, vitamina E e ferro foram associados a riscos de saúde em altas doses, portanto, se sua dieta já é rica em nutrientes, um multivitamínico pode ser exagerado.

3 – Os suplementos individuais podem ser mais seguros.

Algumas pessoas precisam de doses mais altas de certas vitaminas ou minerais do que o que sua dieta fornece. Por exemplo, os idosos normalmente precisam de mais cálcio para manter ossos saudáveis, as mulheres grávidas são encorajadas a aumentar a ingestão de ácido fólico para prevenir certos problemas, e os veganos podem ser baixos em B12, uma vez que a carne e os produtos lácteos são fontes-chave. Mas mesmo se você se enquadra em uma dessas categorias, você pode estar recebendo muitas outras vitaminas e nutrientes. Nesse caso, Biggers sugere tomar suplementos específicos para compensar exatamente o que está faltando, ao invés de alcançar um multi que fornece mais de tudo.

4 – Você provavelmente precisa de mais vitamina D.

Enquanto você pode obter a maioria das vitaminas e minerais de uma dieta saudável, a vitamina D é uma exceção notável. Além de leite, óleo de fígado de bacalhau e alguns tipos de peixe, não há muitas maneiras de obter o suficiente apenas com alimentos.

A boa notícia é que nossos corpos podem produzir vitamina D naturalmente quando expostos à luz solar.

5 – Multivitaminas não evitarão doenças graves.

As multivitaminas não são pílulas milagrosas. “Os suplementos vitamínicos nunca foram mostrados para fornecer o câncer e doença cardíaca que previne efeitos de uma dieta saudável”, diz Cutler. Na verdade, o jornal médico Annals of Internal Medicine publicou um artigo (sem rodeios, intitulado “O suficiente é o suficiente: parar de desperdiçar dinheiro em suplementos vitamínicos e minerais”), observando que não havia evidências de que os multivitamínicos tivessem algum efeito no declínio cognitivo, doença cardíaca, câncer, ou mortalidade geral.

Então, enquanto os suplementos podem ajudar a preencher lacunas específicas na sua dieta, um multivitamínico provavelmente não terá um grande impacto na sua saúde.

Crédito foto: Shutterstock

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