Top 10 atletas do ciclismo que mudaram de equipe e que vale a pena ficar de olho em 2018

Top 10 atletas do ciclismo que mudaram de equipe e que vale a pena ficar de olho em 2018

Com a temporada de 2018 começando vale a pena olhar para 10 das mais importantes transferências de ciclistas para 2018.

Nome: Davide Formolo
Idade: 25
Especialidade: Provas por etapas
De: Cannondale-Drapac
Para: Bora-Hansgrohe

Funcionará: o pragmatismo pareceu ser a regra de ouro da Cannondale durante a segunda metade da temporada de 2017, com a equipe americana forçada a abandonar o desenvolvimento de talentos de longo prazo a favor da sobrevivência a curto prazo. Dylan van Baarle, Alberto Bettiol e Davide Formolo foram todos sacrificados com a equipe optando por manter Rigoberto Uran em um acordo de três anos.

Se o ciclista de 30 anos pode melhorar seu segundo lugar do Tour do ano passado continua na dúvida, mas a trajetória da carreira de Formolo certamente parece promissora. Embora o contrarrelógio ainda seja uma fraqueza, seu talento de escalada é inquestionável. A temporada 2018 promete mais do mesmo com o Giro d’Italia mais uma vez parte do seu programa.

Nome: Peter Kennaugh
Idade: 28
De: Team Sky
Para: Bora-Hansgrohe

Funcionará: uma vez que foi um potencial piloto do Grand Tour, Kennaugh estagnou na Team Sky durante os dois últimos anos e marcou uma no Criterium du Dauphine em 2017, onde raramente foi dada a oportunidade de correr para si mesmo.

Em Bora-Hansgrohe, Manxman, de 28 anos, encontrará uma melhor combinação de responsabilidades e, se ele terá que sacrificar suas chances para Peter Sagan e Rafal Majka, ele também terá chances em várias corridas WorldTour.

Nome: Louis Meintjes
Idade: 25
Especialidade: Corridas por etapas
De: UAE Team Emirates
Para: Dimension Data

Funcionará: Meintjes, ainda com apenas 25 anos, conquistou três top 10 em Grand Tours nas últimas três temporadas e terminou em oitavo nas últimas duas edições do Tour de France. Embora ele não seja um vencedor regular, sua consistência pelos pontos WorldTour é de valor real.

Nome: Marcel Kittel
Idade: 29
Especialidade: Sprinter
De: Quick-Step Floors
Para: Katusha-Alpecin

Funcionará: quando Alexander Kristoff começou a questionar a fé da equipe Katusha nele depois dos clássicos da Primavera, ficou claro que havia problemas nos bastidores. Em um contrato enorme e com uma falta de resultados, era apenas uma questão de tempo antes da mudança ser feita para Kittel e Kristoff foi descartado.

O sprinter alemão teve uma campanha 2017 extremamente bem-sucedida e provavelmente foi o mais consistente do planeta por dois anos consecutivos.

Em uma nota mais séria, Katusha é uma equipe que parece avançar na direção certa, e com Kittel, eles têm um ponto focal para se reunir e um piloto que pode garantir uma dúzia de vitórias ao longo do ano.

Nome: Mikel Landa
Idade: 28
Especialidade: Prova por etapas
De: Team Sky
Para: Movistar

Mikel-Landa-2018-Movistar

Reprodução Movistar

Funcionará: há uma diferença significativa entre andar entre os quatro no Tour de France, mas o fato é que Landa ainda é um pouco de um enigma quando se trata de corridas de estágio.

Uma mudança para a Movistar pode limitar a situação ainda mais. Especialmente se o objetivo principal da equipe fosse #freelanda de seus deveres. Ou a equipe espanhola perdeu a fé em Nairo Quintana ou eles acreditam que a assinatura de Landa ajudará a iniciar os poderes de desvanecimento do colombiano.

O fato de que, mesmo em janeiro, não estamos mais perto de saber quem liderará a equipe em julho, sugere que não há divisão clara de classificação. Isso certamente fará corridas intrigantes, mas perderá o poder vital dentro da Movistar, assinalando que outro líder de equipe talvez não tenha sido o melhor em termo de ação.

Nome: Matteo Trentin
Idade: 28
Especialidade: Sprinter e corridas de um dia
De: Quick-Step Floors
Para: Mitchelton-Scott

Funcionará: Mitchelton-Scott não tem o melhor histórico quando se trata de assinar com ciclistas italianos (Ivan Santaromita foi seu único empreendimento até agora), mas Trentin deve quebrar essa regra.

Nome: Dylan van Baarle
Idade: 25
Especialidade: Especialista em Clássicas
De: Cannondale-Drapac
Para: Team Sky

Funcionará: Van Baarle foi designado como um futuro vencedor dos Clássicas há algum tempo e foi surpreendente vê-lo sair de Cannondale-Drapac, especialmente porque anunciou que havia reafirmado. A perda deles é o ganho de Dave Brailsford.

Com Luke Rowe fora das Clássicas e Geraint Thomas se alistaram apenas para a Paris-Roubaix, Van Baarle imediatamente se vê diante da liderança com Ian Stannard e Gianni Moscon. Stannard ficou bem abaixo do seu melhor em 2017 e o comportamento errático / desagradável de Moscon significa que o novo recruta holandês se encontra bem colocado para capitalizar. Em 2017, ele teve sua melhor primavera ainda com três top 10, incluindo um quarto lugar no Tour de Flanders.

Nome: Alexander Kristoff
Idade: 30
De: Katusha-Alpecin
Para: UAE Team Emirates

Funcionará: as temporadas de 2014 e 2015 viram Kristoff estabelecer-se firmemente como um dos ciclistas mais proeminentes do pelotão. As vitórias em Milão-San Remo, o Tour de Flandres e duas etapas no Tour de France garantiram um contrato com a Katusha, mas quando as vitórias foram substituídas por uma série de questões e pontos de interrogação sobre seu peso, era hora de seguir em frente.

Kristoff está longe de ser uma força de desvanecimento, sua vitória no Campeonato Mundial de ciclismo da Europa e sua prata em Bergen são um testemunho disso.

Nome: Warren Barguil
Idade: 26
Especialidade: Escalador
De: Team Sunweb
Para: Fortuneo-Samsic

Funcionará: a performance deslumbrante de Barguil, em julho passado, ganhou duas vitórias em etapas e 10 na classificação geral.

Antes que alguém se deixe levar demais, vale a pena lembrar que a barra do Tour de 2017, o francês, foi um pouco decepcionante nas duas últimas temporadas – um fato que não foi perdido no Sunweb quando concordaram em deixá-lo partir. Este pode ser o movimento dos sonhos de Barguil, mas com ele vem a responsabilidade de um líder da equipe.

Nome: Elia Viviani
Idade: 28
Especialidade: Sprinter e especialista em corridas de um dia
De: Team Sky
Para: Quick-Step Floors

Elia-Viviani

Reprodução Quick Step Floors

Funcionará: o último ponto desta lista foi um lance entre Simon Gerrans, Dan Martin, Ian Boswell, Bryan Coquard e Fabio Aru, mas no final, só podia ser Elia Viviani.

O toque dourado de Viviani será um fator significativo para o Quick Step Floors, que perdeu Marcel Kittel, Matteo Trentin, David de la Cruz, Dan Martin, Julien Vermote, Jack Bauer, Gianluca Brambilla e Martin Velits em temporada baixa. Coletivamente, essas partidas representaram cerca de 25 vitórias e uma das dez maiores no Tour de France, e apesar de Patrick Lefevere ter mantido a maior parte do seu talento, espera-se que Viviani cubra as perdas da equipe.

Crédito foto capa: Tim de Waele/TDWSport.com

COMPARTILHE

Comente