Alguns meios de destruir a relação da bike!

Alguns meios de destruir a relação da bike!

Todo ciclista sabe que a relação de marchas de uma bike é o coração dela e que também esse coração custa caro!

A troca de certos componentes mexem consideravelmente no bolso de quem pedala.

Sujeira

As partes que compõem a relação da bike estão em constante movimento e atrito (coroas, corrente, pinhões, roldanas) por isso se tiver sujeira entre esses componentes, o atrito vai ser maior e a sujeira vai funcionar como um abrasivo entre eles, e aí meu amigo, já era. A vida útil deles vai diminuir significativamente!

Lubrificação

A sujeira age como um abrasivo e a lubrificação na maioria das vezes tem função de minimizar esse efeito e fazer com que os componentes durem um pouco mais. Muitos desses lubrificantes expelem a sujeira, criando uma camada protetora principalmente na corrente.

Barulho intenso

Se tem baralho demais é porque tem algo errado aí! O barulho em uma relação não é tão comum, afinal a corrente precisa girar suave em conjunto com a roldana, cassete, câmbios e coroas. Se tiver barulho demais ou é porque falta lubrificação, ou porque está sujo demais, ou algo está desalinhado, ou até mesmo a vida útil de alguma coisa já era! Fique sempre de olho.

Regulagem e manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma coisa que poucos ciclistas fazem, e quem não faz se arrepende muito na hora de trocar certos componentes. Por isso é recomendável sempre que possível levar para o mecânico dar aquele talento em tudo, lavar, regular, tirar as medidas e lubrificar. Tirar as medidas nada mais é que verificar se a corrente, cassete, coroas e roldanas ainda estão “usáveis”, com a ferramenta certa ele vai saber te dizer se algo precisa ser trocado para não estragar o restante!

Cuidado com as gambiarras

Na maioria das vezes o que parece ser barato sai muito mais caro! A dica nesse tópico é sempre usar componentes compatíveis, ou seja, usar sempre a corrente condizente com sua relação de marchas, ex. se você pedala com uma relação de 20 velocidades, não vai adiantar colocar uma corrente de 11 velocidades, ou uma corrente de relação inferior. Isso pode detonar o restante dos componentes e aí o barato vai ser bem caro no caso!

COMPARTILHE

Comente