A fantástica Aerodinâmica das bikes da Trek

A fantástica Aerodinâmica das bikes da Trek

Quando a margem de vitória é medida em milésimos de segundo, cada milímetro, cada grama, todos as medidas importam. No esforço para mover um objeto pelo ar da maneira mais eficiente possível, os engenheiros da Trek projetam, constroem, testam … e repetem.

Focus Cayo Ultegra

As inúmeras horas de desenvolvimento e trabalho são pagas com os braços levantados de milhares de atletas do mundo inteiro gratos por terem vencido seus desafios. Mesmo sem ser comentado, em cada prova de triatlo por faixa etária, em cada prova contra-relógio mundial, em cada sprint de chegada ao café, o trabalho da equipe de análise da Trek desempenha um papel.

Testes em túnel de vento

O túnel de vento é o laboratório perfeito para testar o desempenho aerodinâmico dos equipamentos para ciclismo e a Trek tem estado comprometida com a sua utilização a mais de duas décadas de desenvolvimento.

A fantástica Aerodinâmica das bikes da Trek

Testadas nos mesmos túneis usados ​​por engenheiros aeroespaciais, os avanços em design dos equipamentos, como o quadro com tubos em formato Kammtail Virtual Foil e linha de rodas aerodinâmicas Aeolus da Bontrager foram testados no túnel de vento e comprovados nas grandes provas.

Manny (O manequim)

Um membro chave, embora, geralmente, pouco divulgado, da equipe de Análise da Trek é o manequim aerodinâmico que a equipe carinhosamente apelidou de, “Manny”. Mais do tipo forte e silencioso, Manny, é um substituto inanimado de movimentos ao pedalar que aborda as limitações musculares do projeto humano, por ser capaz de manter uma posição aerodinâmica consistente pelo tempo exigido pela equipe. Isso permite que a equipe de análise trabalhe especificamente sobre o que estão tentando provar durante seu tempo no túnel. E no final do dia, Manny se dobra convenientemente numa maleta personalizada facilmente transportada em todas as principais companhias aéreas.

Prova de pista

Apesar de um túnel de vento produzir dados precisos a respeito de um ciclista e do potencial aerodinâmico de sua bicicleta, as corridas não são disputadas em túneis de vento. Um ciclista deve ser capaz de manter uma posição por um determinado período de tempo para que as lições de aerodinâmica sejam aplicáveis. Refinar a posição aerodinâmica de um ciclista em movimento ocorre em uma pista coberta onde as equipes de análise e ajuste de precisão da Trek podem colaborar na busca da otimização da posição aerodinâmica de um ciclista.

Computational Fluid Dynamics

A Fluidodinâmica Computacional (CFD) é um programa que os engenheiros Trek implementam em todas as várias etapas de desenvolvimento, para testar os conceitos iniciais dos formatos de tubos que só existem como três desenhos tridimensionais. A CFD atua como um túnel de vento virtual para testar o potencial aerodinâmico do projeto e para determinar se a prototipagem pode continuar ou se algum refinamento adicional é necessário. Ajudou a Trek nas mais importantes contribuições para a aerodinâmica, incluindo no quadro com tubos em formato Kammtail Virtual Foil e na linha de roda Aeolus da Bontrager. Enquanto a CFD não pode substituir completamente a necessidade de testes em túnel de vento, ela pode reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento e transformar idéias em realidade muito mais rapidamente.

A fantástica Aerodinâmica das bikes da Trek

COMPARTILHE

Comente