Coisas que você precisa saber sobre o Campeonato Mundial de Time Trial no ciclismo de estrada

Coisas que você precisa saber sobre o Campeonato Mundial de Time Trial no ciclismo de estrada

O que é uma prova time trial?

As provas de tempo tradicionalmente iniciam o Campeonato Mundial de Estrada da UCI. Equipes com seis ciclistas competem entre si para determinar qual o tempo mais rápido em um determinado percurso. A prova feminina e masculina ocorrem no mesmo dia e, nesse ano, será no domingo (17).

Focus Cayo Ultegra

Aqui, a disciplina é a maior divisora de águas entre as equipes. Todo esforço é controlado para que os atletas mais lentos não prejudiquem os mais rápidos. Os mais fortes conduzem o ritmo de todo o resto.

Por que as equipes levam nomes de empresas?

Ao contrário dos outros Campeonatos Mundiais (como as provas de tempo individuais e as corridas de estrada), o time trial  é disputado por equipes comerciais ao invés de equipes nacionais.

Isso tem um motivo: os ciclistas de time trial viajam muito durante toda a temporada, inclusive em Grand Tours. As equipes nacionais não teriam tempo para treinar juntas. Outro motivo é a exposição dos patrocinadores durante um evento oficial da UCI.

Por que os vencedores não usam a camisa arco-íris?

Ao contrário das outras competições, os vencedores do time trial não usam a camisa arco-íris no ano seguinte. Em vez disso, os campeões recebem troféu e medalhas, assim como o segundo e terceiro lugar.

A camisa recebe um pequeno logotipo no uniforme da equipe na temporada seguinte, mas só para os que não mudam de time.

Quais equipes que vão participar?

Todas as equipes de WorldTour são convidadas a participar embora não seja obrigatório aceitar. Equipes da segunda e terceira divisão também podem participar desde que cumpram os critérios de avaliação da UCI.

A prova feminina é um pouco diferente. As 15 melhores equipes no ranking da UCI são convidadas. Outras dez equipes também podem se inscrever.

Quem são os defensores do título?

Os títulos mundiais time trial de 2016 são da Etixx-Quick-Step (agora conhecido como Quick-Step Floors) e Boels-Dolmans (mulheres).

Vencedores anteriores:

2016 – Etixx-QuickStep (homens); Boels-Dolmans (mulheres)

2015 – BMC Racing Team (homens); Velocio-SRAM (mulheres)

2014 – BMC Racing Team (homens); Specialized -lululemon (mulheres)

2013 – Omega Pharma-QuickStep (homens); Specialized-lululemon (mulheres)

2012 – Omega Pharma-QuickStep (homens); Specialized -lululemon (mulheres)

Qual será o time trial deste ano, e quando ocorre?

Os campeonatos TTT deste ano ocorrem em Bergen, na Noruega. Equipes masculinas e femininas correrão no mesmo curso montanhoso em torno da cidade, que é de 42,5 km de comprimento e inclui a subida de 3km Birkelundsbakken.

Foto capa: Photo: Yuzuru Sunada

COMPARTILHE

Comente