Atleta TSW Bike Team, Letícia Cândido dedica 24 horas do dia ao mountain bike

Atleta TSW Bike Team, Letícia Cândido dedica 24 horas do dia ao mountain bike

As 24 horas do dia de Letícia Cândido, atleta TSW Bike Team, são dedicados ao mountain bike. A atleta pedala em média 300 km por semana, e tem desde a alimentação até as noites de sono destinados ao esporte. Com 26 anos, a mineira é a 2º melhor brasileira no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e compõe o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

MTB Focus Raven Lite

Letícia se prepara para disputar a Copa Big Mais em Governador Valadares. A competição, patrocinada pela TSW Bike, acontece em dois dias de prova, 2 e 3 de setembro, sendo que o atleta deve percorrer 80 km no sábado e 50 km no domingo.

Para estar entre os melhores, Letícia já acorda pensando no ganho de performance. “A bicicleta é uma paixão desde quando eu era criança e o clima de mountain bike sempre esteve ao meu redor, já que morei em Belo Horizonte por 19 anos e a as montanhas são características da região. Pedalava muito na Serra do Rola-Moça que considerava o quintal de casa. Tanto que foi meu irmão que me incentivou. Em 2010 comecei em competições, tive resultados que me motivaram a fazer do esporte mais do que um exercício, mas uma profissão”, contou.

Naquele ano em que o mountain bike era ainda um exercício físico, Letícia conquistou o 3º lugar na categoria Sub-23 no Campeonato Brasileiro XCO em Campo Largo (PR), depois disso, a brincadeira ficou séria. “Eu continuei tendo bons resultados, porém, como todo atleta, tive momentos difíceis entre 2013 e 2014, parei com competições e fiquei nove meses pedalando apenas como hobby. Foi quando eu encontrei meu coach que me ajudou a esclarecer várias coisas e traçar objetivos”, disse.

Objetivos traçados e alcançados, a atleta que se preparou em 2015 já começou a colher os resultados no ano seguinte. “Eu pensei que se eu não alcançasse resultados significativos, não tinha porque eu ficar competindo e depois que eu coloquei a meta, logo no primeiro ano, em 2016 eu vi uma melhora no meu rendimento. Conquistei o Top 3 no Brasileiro de XCO em Juiz de Fora, o primeiro lugar na Maratona da Copa Internacional de Mountain Bike em Congonhas e também o primeiro lugar no Brasil Ride”, contou.

Para Letícia que estreou na TSW Bike Team em março de 2017, não há desafios quando você ama aquilo que faz. “Quando a gente tem um foco e sabe o que quer, as coisas não são difíceis, porque a gente coloca um objetivo e vamos em busca de alcançá-lo. A nossa vida gira em torno daquilo que a gente quer alcançar. Dificuldades do dia a dia existem, mas nada que atrapalhe a caminhada em busca daquilo que almeja. Ter um treinador que confiamos, que vê o atleta além do corpo físico, e também uma estrutura de equipe como a TSW, nos ajuda a alcançar o objetivo de forma mais certeira”, comentou.

A atleta afirma, que apesar do mtb ser um esporte individual, a equipe se mantem como base para o sucesso. “Um atleta não se forma sozinho. Este ano tenho a melhor estrutura que já tive em toda minha carreira no mtb. É uma parceria incrível e necessária para se manter na alta performance. A TSW é meu braço direito, posso contar com equipamentos de primeira linha, leves e ágeis para competir, assim tenho tranquilidade para investir meu tempo nos treinos diários. Somos uma equipe e trabalhamos juntos. A TSW é uma forte base para o esporte”, finalizou

(Foto: Thiago Lemos)

COMPARTILHE

Comente