La Leyenda del Dorado 2017, a ultramaratona de MTB mais dura do mundo

La Leyenda del Dorado 2017, a ultramaratona de MTB mais dura do mundo

A segunda edição de La Leyenda del Dorado não será facilmente esquecida pelos 140 ciclistas amadores e profissionais vindos de 23 países diferentes, que participaram de um dos mais importantes eventos de mountain bike na América do Sul. Moradores de Manizales receberam os atletas na Plaza Bolívar, no sábado 5 de agosto, depois das épicas sete etapas que renderam 482 km ao redor de Caldas, na Colômbia.

Focus Cayo Ultegra

A última etapa começou em Termales El Otoño às 8:30 da manhã do sábado. Os ciclistas escalaram a La Morena, desceram pela La Morenita, antes de ascender por El Bosque Popular e La Tomatera até os arredores da cidade. Depois de descer a Avenida Santander, o novo “Champs Elysées of Mountain Bike”, que foi fechado ao trânsito, eles tiveram a grande chegada na praça onde milhares de pessoas esperavam com muita animação. Toda a prova passou por aldeias em Caldas, como Neira, Arauca, Aranzazu, Salamina e Villamaría. O público com certeza foi parte fundamental para o incentivo dos atletas que sofreram um bocado nesses dias.

Viemos até aqui para vencer, e conseguimos! Foi tudo incrível! Essa paisagem, as pessoas… é tudo inesquecível”, disse Hans Becking, campeão do Layenda 2017 junto com Joris Masssaer.

O vice, Paolo Montoya, também comentou a dificuldade da prova: “Estou feliz com esse resultado numa corrida tão difícil; Aprendi a ter equilíbrio emocional para encarar todos esses dias”. Montoya foi dupla do tri campeão mundial e medalhista olímpico Christoph Sauser.

A categoria masculina foi dominada desde a primeira etapa por Becking e Massaer. Eles venceram a etapa final por um diferença de um segundo sobre Sauser e Montoya em um sprint bonito de ver.

Já na categoria feminina, Sonya Looney e Amy McDougall garantiram o título. Elas até foram ameaçadas por Esther Suss e Catherine Williamson, mas mostraram seu poder do trabalho em equipe na fase final da Layenda.

Gostaria de competir aqui novamente, a prova foi dura mas a Colômbia é um país inesquecível para nós”, comentou McDougall.

Esther, que que venceu o Cape Epic deste ano na África do Sul, também ficou muito feliz com a corrida: “Há menos competidores do que nos outros eventos, mas a atmosfera é muito melhor; Cada etapa foi emocionante devido ao seu grau de dificuldade, devo também à beleza e ao suporte ao longo do caminho”, comentou a Campeã Mundial 2010 de Maratona XC.

La Leyenda voltará no próximo ano, maior e melhor e será parte de muitos calendários de ciclismo, assim como para centenas de amadores de todo o círculo. La Leyenda del Dorado é uma corrida que não só se destaca por suas etapas desafiadoras, mas também por sua organização, incrível diversidade de rotas e níveis inigualáveis ​​de apoio nas cidades, aldeias e cidades que atravessa. Inesquecível realmente.

Toda a informação sobre La Leyenda del Dorado (rota, notícias e logística) pode ser encontrada no site, bem como no Facebook, Instagram e Twitter. Os resultados da fase são através do Chronotrack e os resultados finais da classificação geral podem ser encontrados no seguinte link. Notícias sobre La Leyenda 2018 estão em breve!

COMPARTILHE

Comente