Guia prático de como escolher pneus para a bike de estrada

Guia prático de como escolher pneus para a bike de estrada

Aqui está o que você precisa saber antes de escolher um pneu para sua bicicleta de estrada.

O que devo procurar em um pneu?

O pneu perfeito seria super leve, anti-furos e insanamente veloz. Infelizmente esse pneu ainda não foi inventado e, com sorte, você pode ter um pneu com até dois desses atributos.

Você precisa analisar o tipo de terreno que costuma pedalar. Se você passar frequentemente por terrenos muito irregulares ou por asfaltos que são extremamente ruins, por exemplo, deve procurar um pneu mais grosso e resistente. Se costuma passar por estradas com bom asfalto, opte pelos mais leves.

De quanto em quanto tempo devo substituir meus pneus?

Isso varia. Alguns pneus possuem indicadores de desgaste, na maioria das vezes esses indicadores funcionam bem, mas não dá para confiar 100%.

Se os seus pneus não tem esses marcadores, você precisa usar o famoso “olhômetro”. Caso apareça rachaduras nas laterais, está na hora de trocar ou se ele já está com o perfil “quadrado”.

Os tipos de pneus

Você encontrará três estilos de pneus para bikes de estrada: clincher, tubular e tubeless.

Clincher

Esse é o tipo mais comum que você vê por aí. Sua fixação e troca são fáceis de fazer durante o treino, por exemplo, é só ter em mãos uma bomba de ar manual e uma câmara.

Os clinchers podem ser dobráveis ou não. Nos dobráveis as bordas são feitas de tecido rígido e durável como o Kevlar, que não estica mas é maleável. Os pneus não dobráveis possuem um fio de aço em vez desse tecido, por isso que não pode dobrar.

Os pneus dobráveis ​​são mais caros, mas também mais leves e rápidos. Além disso, eles normalmente têm melhor aderência.

Tubular

Os pneus tubulares tem alto desempenho com os tubos costurados e colados nas rodas específicas para seu uso. Muitos ciclistas profissionais optam por esse modelo. As maiores vantagens são resistência (mesmo furado, ele não precisa ser trocado de imediato) e leveza. A desvantagem é a dificuldade para trocar caso necessite durante o treino.

Tubeless

O tubeless (que significa que os pneus não precisam de câmara de ar) há tempos já é usado no mountain bike e, de uns tempos pra cá, está ganhando lugar no ciclismo de estrada.

Dentro do pneu, junto com o ar, fica um líquido viscoso que cria uma vedação quase instantânea quando o pneu é furado. Esse modelo precisa ser adaptado em rodas próprias também, o que pode sair mais caro.

Tamanhos dos pneus

Você já deve ter lido reviews com números estranhos como 700c x 23mm. Vamos explicar. O 700c por exemplo, refere-se ao tamanho da roda. O 25mm refere-se à largura do pneu.

Atualmente, a tendência é usar pneus de 25mm por serem mais confortáveis e mais velozes. Mas existem vários modelos de pneus com diferentes larguras.

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