Algumas maneiras de pedalar que machucam seu joelho

Algumas maneiras de pedalar que machucam seu joelho

O ciclismo não é um esporte de impacto, mas se você estiver pedalando errado isso pode acabar com seus joelhos. Veja alguns erros comuns e tente evita-los!

Você vai de zero a 60

Você tem mania de começar e já acelerar de uma vez? Ou pedalar mais pesado do que devia? Isso pode estar machucando suas articulações. Condicione seu corpo primeiro com treinos que vão se tornando mais difíceis progressivamente, vá aumentando cerca de 20% por semana, assim você fortalece as pernas e evita lesões nos joelhos. Sem esquecer que os dias de descanso são necessários! Seja prudente e respeite seu limite.

Seu selim está na altura errada

Ficar “torto” em cima da bicicleta pode resultar em lesões e dores. Para verificar rapidamente, coloque os pedais nas posições de 6 e 12 horas e apoie seus calcanhares no pedal inferior. Sua perna deve ficar reta com os joelhos levemente flexionados.

Se o seu joelho dói na frente, tente levantar um pouco o selim. Se o joelho dói atrás, baixe um pouco o selim ou mova-a um pouco pra frente. Apenas uns milímetros podem fazer toda a diferença.

Quer mais precisão? Procure um profissional para fazer um bike-fit.

Trabalhe melhor as marchas

Pedalar com marcha muito pesada em uma cadência muito baixa (abaixo de 60 ou 75 rpm) coloca muita carga em suas rótulas. Procure diminuir a marcha e aumentar a cadência para acima de 80 rpm. Uma dica: girar mais rápido em marchas mais leves melhoram sua resistência.

Algumas maneiras de pedalar que machucam seu joelho

Seu core está fraco

O que o core tem a ver com os seus joelhos? Apenas tudo. O core, que inclui os quadris e glúteos, formam uma força conjunta para empurrar o pedal e também você estável no selim.

Fortaleça seu core para distribuir melhor a força e não sobrar só para os seus joelhos.

exercicios para fortalecer o core

COMPARTILHE

Comente