Ciclistas brasileiros desafiam a altitude no Panamericano de MTB 2017 na Colômbia

Ciclistas brasileiros desafiam a altitude no Panamericano de MTB 2017 na Colômbia

A equipe Specialized Racing BR já está em Paipa – Boyacá na Colômbia para a 11ª edição do Campeonato Pan-americano de Mountain Bike que será realizado entre os dias 29 de março a 02 de abril de 2017. Em busca de experiência e melhorar os resultados do ano passado os ciclistas Erick Bruske, Lucas Sírio, Larissa Brasa e Bruna Elias contam com uma estrutura completa, com acompanhamento do educador técnico da equipe Henrique Furtado.

“Os atletas estão recebendo a estrutura e apoio que merecem diante de todo esforço e dedicação que tem entregado à equipe e a marca Specialized. Isso influencia positivamente na forma com que encaram as provas e batalhas diárias que enfrentam. A convocação da CBC e oportunidade de representar o Brasil numa prova tão importante como essa é uma vitória vibrada por todos.” – conta Lucas Marion, responsável por Sports Marketing da Specialized Brasil.

Além dos atletas da Specialized, também estão competindo os atletas da Corratec Bruno Martins e Edson Junior, Guilherme Muller e Rubinho da Sense, Karen Olímpio da Oggi, Henrique Avancini da Cannondale, Silvinho Amorim que é o atual campeão panamericano da categoria sub45 e Kilder Melo da Focus XC Team Brasil.

Formato da competição

“Serão quatro dias de competições em vários formatos; Sprint Eliminator (XCE), Cross Country Olímpico (XCO), Revezamento de Equipes (XCR) e Downhill” – conta o técnico Henrique Furtado.

“O XCO é, sem dúvida, a modalidade mais disputada e mais importante do MTB. Nessa modalidade os atletas irão competir em um circuito técnico de trilhas (single track), onde farão varias voltas. Já o XCE é uma prova no formato de prólogo, bem curta e definirá a quantidade de voltas e a posição de largado para o XCO. E o XCR é no formato revezamento onde um atleta por categoria de cada delegação nacional dará uma volta no circuito somando o total de 5 voltas” – complementa.

Desafio da altitude

Paipa é um município Colombiano situado no centro-oriente do país, na província de Tundamá do departamento de Boyacá. A pequena cidade fica encravada nas montanhas, oferecendo um grande desafio aos ciclistas, em virtude da altitude média 2.525 metros acima do nível do mar!

Os efeitos do ar rarefeito tornam-se grandes obstáculos no esporte, principalmente, para os competidores do cross country olímpico, em que o circuito será composto por 3,5 quilômetros por cada volta.

 

COMPARTILHE

Comente