Dicas de especialistas para treinar como um ciclista profissional

Dicas de especialistas para treinar como um ciclista profissional

Resistência

Por Ben Swift, ciclista profissional do Team Sky

“Alguns ciclistas nascem para ser sprinters e outros para ser resistentes em provas longas, você precisa descobrir qual tem mais facilidade. O segredo para ser resistente é muita força de vontade e suportar estresse e tensão na bicicleta por longas horas. Misture no seu treino minutos de forte intensidade e você vai adquirir essa resistência com o tempo”.

Lesões

Por Liam Phillips, campeão mundial de BMX em 2013

“Você precisa se arriscar para chegar em níveis que nunca chegou antes. A maioria das lesões ocorrem aí. Se você já está se recuperando de alguma lesão, tenha certeza que está totalmente recuperado antes de subir na bike de novo, esse processo é muito importante. Não vá com muita sede ao pote, mesmo ansioso vá dando um passo de cada vez para evitar outras lesões. Contusões e fraturas são terríveis para um ciclista, mas o prazer de ir além do seu limite é supera qualquer frustração”.

Dicas de especialistas para treinar como um ciclista profissional

Recuperação

Por Jon Norfolk, coach da equipe Paracycling Head

“A recuperação é o elemento-chave do treino e começa logo que você sai da bicicleta. Seu corpo necessita do descanso para se adaptar aos treinamentos. Muitos ciclistas cometem o erro de querer treinar e treinar cada vez mais para tentar uma melhora, mas o over training só atrapalha. A alimentação correta também é fundamental para o máximo aproveitamento do seu treino. Equilibre sua dieta com carboidratos de boa qualidade e proteínas, tente se alimentar dentro de 30 minutos depois que terminar o treino. Escute seu corpo: dormir mal, desestímulo para treinar, mau humor podem ser sinais que você está descansando menos do que deveria”.

Reserve suas forças

Por Laura Trott, quatro vezes campeã Olímpica

“Se você der o seu melhor logo no início de uma competição, você logo estará exausto e mais lento no final, isso não é o que você quer. Na estrada, nosso maior erro é quando saímos rápido demais, o ideal é controlar o ritmo para conseguir bons resultados no fim. Para provas longas, eu gosto de começar firme e, se me sentir bem nos primeiros quilômetros opto por acelerar um pouco mais e deixo meus últimos esforços guardados pro final”.

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Motivação

Por Dani King, medalhista olímpica em 2012 e campeã mundial de 2011 a 2013

“Não se deixe ficar entediado. Se enjoou de um trajeto, mude-o. Se estiver chovendo, use os rolos para treinar em casa. O importante é sempre ter vontade de ir além no ciclismo, com tipos de treinos diferentes. Tenha também objetivos claros: quero participar da prova X no mês que vem ou então quero perder peso até o fim do ano”.

Nutrição

Por Nigel Mitchell, nutricionista do Team Sky e da British Cycling

“Manter um estilo de vida saudável garante que seus treinos não estão sendo em vão. Comer corretamente faz toda a diferença. Mantenha em sua dieta peixes, legumes, verduras, frutas, frango e carne vermelha magra e fontes de carboidratos saudáveis. Outro ponto essencial é manter a hidratação, minha sugestão é 500 ml de água a cada duas horas em repouso”.

Sprint

Por Lizzie Armitstead, medalhista olímpica e campeã do UCI Women’s Road World Cup de 2014

“Desde que comecei em uma equipe profissional, com 15 anos, eu aprendi que o sprinter precisa ser confiante e ficar sempre na dianteira do pelotão. Pode ser que você tenha nascido com a aptidão de ser um sprinter, ou pode desenvolver esse seu lado ao longo do tempo. Aqui vão algumas dicas:

Não tente ir pra frente do pelotão nos últimos 10 km de prova;

Analise o terreno para escolher o melhor equipamento para aquele dia;

Quando achar que deve acelerar, não hesite, dê o máximo do seu potencial”.

Força

Por Shanaze Reade, atleta do BMX e Team Sprint World Champion

“Aprendi no ciclismo que alguns exercícios de força podem ser bons pra umas pessoas e ruins para outras. Como um dica geral, posso dizer que o over training é prejudicial de qualquer maneira, ainda mais se você abusar de sessões de musculação. Não vale a pena o risco. Procure ajuda de um profissional e respeite os dias de descanso da academia”.

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