Músculos que trabalham enquanto você pedala

Músculos que trabalham enquanto você pedala

Não se trata apenas das coxas, para pedalar vários grupos musculares trabalham juntos. Veja aqui os músculos mais importantes no ciclismo e como treinar cada um deles de forma eficiente para melhorar o desempenho.

Glúteos

Seus glúteos assumem papel muito importante na bicicleta, eles produzem cerca de 27% da sua potência na pedalada.

Treino: Separe seus pés na largura dos ombros, mantenha as mãos no quadril. Dê um passo bem a frente com a perna direita, agache até seu joelho esquerdo quase encostar no chão e depois suba. Repita o movimento por 15 vezes em duas séries. Depois, faça com a outra perna.

Quadríceps (anterior das coxas)

São os músculos da frente da coxa, extensores de joelho. São responsáveis por 39% da sua potência.

Treino: Com a ajuda de um degrau e um haltere (se você tiver), suba com a perna direita, estique a perna esquerda e faça movimentos de subir e descer até que seu dedão da perna esticada toque o chão. Troque a perna e repita os movimentos.

Posteriores de coxa

Músculos que ajudam na volta do pedal, e é responsável por cerca de 10% da potência.

Treino: Deite de costas no chão. Dobre os joelhos e levante o quadril, contraindo abdômen e glúteos. Para melhor resultado, utilize uma bola de estabilidade (aquelas pequenas de pilates). Repita os movimentos por 15 vezes.

Panturrilha (batata da perna)

As panturrilhas são estabilizadoras do pedal e são responsáveis por 20% da potência, além de ser também esteticamente o charme dos ciclistas.

Treino: Fique na ponta dos pés (de preferência com haltere nas mãos) e desça os calcanhares até quase encostar no chão. Logo em seguida, suba novamente. Repita esses movimentos em 3 séries de 15 repetições.

Quadris

Os quadris ajudam levantar o pedal para logo em seguida abaixar de novo. Responsáveis por cerca de 4% da potência da pedalada.

Treino: Deite-se de costas no chão, mãos ao lado do corpo. Inspire e levante a perna direita a 90 graus, expire e levante a outra perna. Inspire e abaixe a perna esquerna, expire e abaixe a outra perna. Repita esses movimentos por 10 ou 20 vezes.

COMPARTILHE

Comente