O que é pior para seu corpo: Sal ou Açúcar

O que é pior para seu corpo: Sal ou Açúcar

Jogamos as cartas na mesa e tentaremos descobrir isso de uma vez por todas.

Sobre o açúcar

Não estamos falando aqui dos açúcares naturais como a frutose ou lactose, e sim daqueles açúcares industrializados e refinados.

Produtos industrializados como refrigerantes, sucos de caixinha ou chás prontos possuem uma quantidade exorbitante de açúcar sem fornecer nenhum outro tipo de nutriente ao organismo, é por isso que o consumo exagerado desses produtos podem levar à obesidade e outras doenças.

Ao ingerir esses açúcares, nosso corpo produz insulina para diminuir os níveis de açúcar no sangue, assim as células conseguem aproveitar e gerar energia. Quando você consome quantidades em excesso, há uma super dosagem de insulina o que pode provocar doenças como diabetes, glaucoma, doenças cardíacas e insuficiência renal.

Sobre o sal

O corpo humano necessita de sal para suas funções celulares, é por isso que há mais discussão em torno dos malefícios do sal. Especialistas afirmam que, em pessoas saudáveis, uma quantidade moderada de sal diariamente é facilmente processada pelo organismo, entretanto, quantidades excessivas podem gerar problemas a longo prazo.

Durante muito tempo acreditou-se que o sódio causa a retenção de líquido e aumento da pressão arterial. Mas, estudos recentes mostram que a ligação pressão x sódio pode ser mito. O que podemos afirmar é que o sal em excesso pode ser um risco à pessoas com mais de 50 anos ou aquelas que já apresentam casos de pressão alta.

O veredito

Ambos não são perigosos, desde que sejam consumidos com moderação. Em aspectos gerais, o açúcar acaba tendo impacto mais negativo na saúde.

Para manter um equilíbrio na sua dieta, prefira sempre alimentos frescos e naturais e evite ao máximo os processados. Caso encerrado.

COMPARTILHE

Comente