Tenha uma boa noite de sono e pedale bem no dia seguinte

Tenha uma boa noite de sono e pedale bem no dia seguinte

O sono, além de promover o descanso para o corpo e a mente, também fará você treinar melhor no dia seguinte. Veja algumas dicas para dormir melhor e acordar bem disposto.

Os aprendizados durante o sono

Cientistas dividem o sono em 5 estágios e, o sono profundo, o que ocorre nos estágios 3 e 4 é onde seu cérebro libera hormônios capazes de reparar os músculos e ossos. São nesses estágios também que acontecem os aprimoramentos de alguma habilidade adquirida durante o dia.

Por isso, aquela técnica nova que você aprendeu ao descer uma montanha, é mais bem aproveitada se você dorme bem na noite anterior.

Bom sono, bom desempenho

Boas horas de sono aumentam seu rendimento ao praticar atividades esportivas. Dormir 10 horas por dia durante 6 a 7 semanas ajudou no tempo do sprint e reação dos atletas.

Sono ruim, treino pior

Da mesma forma que dormir bem ajuda no seu próximo treino, dormir mal pode atrapalhar e muito! Controle de temperatura corporal, energia, concentração e funções cardíacas são afetadas pela falta do sono.

Estudos apontam efeitos colaterais graves por causa da privação do sono, tais como aumento da pressão arterial, ansiedade, depressão e até diabetes.

Uma noite mal dormida

Mas o que acontece com a perda de sono de uma única noite? Pode ser por nervosismo, ansiedade, estresse no trabalho…

Uma noite sem dormir, deixa você irritado, ansioso e com lapsos de concentração a atenção. Duas ou três noites sem dormir afetam a sua força e capacidade motora. Sono é coisa séria.

Nada está perdido

Uma noite mal dormida pode ser suficientemente recuperada após uma boa e longa noite de sono. O ideal é não dormir durante o dia e nem alguns minutos na frente da tv, e sim deixar o corpo se cansar para obter o sono desejado e no horário correto.

Dizer que o ideal são 8 horas de sono é um mito. Há pessoas que descansam dormindo menos que isso ou mais, tudo depende da sua rotina então não se apegue a isso.

Escute seu corpo

Tem dia que nosso corpo não está 100% então não adianta querer dar o melhor no treino. Entenda que o dia de descanso pode ser muito mais benéfico do que treinar mesmo cansado.

Não se sinta culpado, se precisar descansar, descanse.

Saia agora do “clube da insônia”

Se tem dias que você não sabe o que é dormir bem, siga essas dicas:

O básico:

  • Quarto escuro, fresco, cama boa e longe de barulhos externos;
  • Relaxe antes de dormir;
  • Desligue a tv, computador, celular algum tempo antes de deitar;
  • Evite treinos muito tarde da noite, isso pode levar a um sono agitado.

Alimentação noturna

Procure se alimentar 3 horas antes de dormir.

Refeições pesadas à noite afetam a qualidade do seu sono. Evite também a cafeína (café, chocolate, refrigerantes e chás).

Meditação

Há algumas técnicas de meditação que nos dá um relaxamento profundo. Você pode dar uma pesquisada na internet que tem muito conteúdo a respeito.

Evite a auto-medicação

Existem inúmeros remédios para dormir. Mas muito cuidado com eles! Há drogas que são altamente viciantes então evite tomar “por conta”, procure um especialista antes de tomar qualquer medicamento.

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