Vença esses quatro medos comuns no ciclismo

Vença esses quatro medos comuns no ciclismo

Acredite, não é só você. Todo mundo tem alguns medos na bicicleta. Veja como superá-los!

Trilha molhada

Após uma chuva bem pesada, as trilhas ficam bem escorregadias. Isso é fato. Mas existem algumas dicas para você manter a tração da magrela.

  1. Murche um pouco os pneus. Quem é mountain biker sabe fazer isso muito bem, mas é um hábito que pode ser levado à estrada também. Baixe uns 10 psi dos pneus e veja a enorme diferença.
  2. Mude o jeito de frear. O freio dianteiro é bem mais forte que o traseiro, se você usar numa descida molhada pode ser que caia. Prefira usar o freio traseiro nesses casos.
  3. Vá freando aos poucos. No chão molhado, é bom evitar frear com tudo. Controle a sua velocidade e vá pressionando os freios aos poucos.

Medo de cair

Esse medo é mais mental que qualquer outro. Ninguém quer cair da bike, principalmente se estiver pedalando em grupo.

  1. Tenha um plano em mente. Pense que cair faz parte e isso não vai te fazer parar de pedalar, então todos já passaram por situações como essa.
  2. Fique relaxado na bike. Ciclista bom é aquele que fica a vontade na bicicleta. Não tenha medo e solte seu corpo, pessoas “duras” tendem a cair mais.
  3. Alimente-se bem. Ao fazer exercícios de alta intensidade, seu corpo perde muito líquido e isso pode causar vertigens e, consequentemente, a queda.

Medo de acelerar

É compreensível. Na estrada principalmente o risco de acidentes com automóveis é alto, mas há soluções!

  1. Confie na sua bike. Tenha certeza que sua magrela não irá te deixar na mão na hora de pedalar mais forte. Se não tem certeza, leve a um mecânico para dar aquela conferida.
  2. Mantenha-se olhando para frente. Procure não desviar o olhar para não perder o equilíbrio.
  3. Treine em estradas seguras. Quando for fazer treinos de velocidade, muito cuidado! Observe o tráfego e mantenha-se a uma distância segura dos carros.

Pedalando em grupo

Sim, acidentes acontecem nos grupos. Há uma quantidade maior de bicicletas e é normal rodas encostarem uma na outra. Vamos às soluções:

  1. Encontre um grupo confiável. Diga não aos ciclistas relaxados e desatentos, você consegue perceber quem são eles no grupo então fique longe.
  2. Observe toda a movimentação. Não fique focado somente no ciclista à sua frente. Procure observar todo o grupo, o tempo todo.

Proteja sua roda dianteira. A queda normalmente ocorre quando bate a roda da frente, então fique bem atento e não tão colado no ciclista da frente.

COMPARTILHE

Comente