Saiba a diferença entre pneu clincher e tubular no ciclismo

Saiba a diferença entre pneu clincher e tubular no ciclismo

Você já ouviu falar de pneu Clincher e pneu tubular no ciclismo de estrada? Sim, esses dois modelos de pneus são utilizados no ciclismo de estrada, resumidamente o pneu clincher é o que utiliza câmara e o tubular não!

ravenmaxpro_720x120_ridebike

Pneu Clincher

É o pneu que precisa de uma câmara dentro para funcionar corretamente, em termos de grana a manutenção é muito mais barata, onde você só precisa consertar e remendar a câmara quando fura. Além de que levar câmara reserva é mais leve do que levar um pneu tubular por exemplo.

Outro ponto é que com o pneu clincher o peso da roda normalmente é um pouco maior que as rodas que utilzam pneus tubular.

A vantagem do pneu clincher é o valor do produto, que é mais em conta do que um pneu tubular.

Pneu Tubular

É o pneu que não precisa de câmara, pois ele é colado direto na roda. (veja abaixo)

pneu-tubular-com-cola-no-aroPodendo atingir uma pressão bem maior que o clincher, sendo assim diminuindo a área de contato com o chão e consequentemente o arrasto. A manutenção já não é das mais fáceis e acessíveis, porém a troca de um pneu furado é muito mais rápida do que um pneu com câmara.

pneu-tubular-ciclismo-de-estrada-continental

Rodas

As rodas tubulares normalmente são mais leves que as rodas clinchers, também tendem a ser mais rápidas. Mas nos dias atuais com a alta tecnologia ao alcance das marcas, as rodas estão muito similares em questão de produção, desempenho e valores.

diferenca-entre-rodas-clincher-e-tubular-no-ciclismo

Qual escolher, pneu clincher ou tubular?

Normalmente os atletas utilizam o clincher para treinar e o tubular para competir. Porém para isso você precisa investir em dois pares de rodas e dois pares de pneus… já imaginou o custo disso?

Se você não se preocupa com os milésimos de segundos de diferença, ou não é um atleta profissional, talvez o clincher lhe caia muito bem e com boa performance. Afinal de contas hoje temos muitas opções no mercado e como eu disse acima, a performance dos dois estão muito próximas!

boa escolha e boas pedaladas!

COMPARTILHE

Comente