Programa “60 Minutes” da CBS vai investigar caso de doping mecânico no ciclismo

Programa “60 Minutes” da CBS vai investigar caso de doping mecânico no ciclismo

O “60 Minutes” é um programa investigativo transmitido pela CBS há um bom tempo. Em 28 de janeiro está previsto para ir ao ar um episódio que investiga o caso das bikes com motores que deu o que falar em 2016.

ravenmaxpro_720x120_ridebike

Há indícios que a equipe do programa foi até a Hungria para entrevistar Istvan Varjas, o engenheiro por trás da invenção dos motores nas bikes. Também há rumores que entrevistaram Tyler Hamilton e Greg LeMond, atletas que já falaram várias vezes sobre o doping mecânico e criticaram a forma como a UCI lida com o assunto.

De acordo com informações, o programa será exibido no sábado, 28 de janeiro nos Estados Unidos.

Relembre o caso

As suspeitas de motores nas bicicletas em grandes provas internacionais começaram em meados de 2010. Anos mais tarde com comprovação de casos, a UCI começou utilizar um tablet para inspecionar as bicicletas.

Varjas é um nome já conhecido nessas investigações pois seria o criador desses motores. Segundo ele próprio, chegou a vender um dos primeiros protótipos no final de 1998 e contou sobre um acordo onde ele não poderia mais falar ou desenvolver essa tecnologia. “Eu não fui pago pelo que fiz, fui pago para não fazer para os outros”, Varjas contou.

Questionado pelo jornal Le Monde, Lance Armstrong negou o uso dos motores durante sua carreira e continuou negando para outros meios de comunicação: “eu nunca coloquei um motor na minha bicicleta e nunca conheci Varjas”.

Segundo o engenheiro, esse motor, que pode ser ativado remotamente via Bluetooth, dá ao atleta uma explosão de 15 segundos, coisa que nenhum outro tipo de doping pode garantir.

O método usado pela UCI para examinar as bikes também é questionado por Varjas. Para ele, apenas pesando as rodas já dá pra saber se há algum tipo de motor ou não: “basta pesar a roda traseira; se estiver com uns dois quilos deve ser inspecionada”.

COMPARTILHE

Comente