Sucessos e fracassos do ciclismo de estrada em 2016

Sucessos e fracassos do ciclismo de estrada em 2016

Fizemos uma retrospectiva com os altos e baixos dessa temporada.

SUCESSO: Vitória de Nibali no Giro d’Italia

Depois do acidente, Vincenzo Nibali já estava sem esperança de conseguir o pódio. Mas o acidente infeliz de Steven Kruijswijk na etapa 19 mudou o rumo dessa história. Nibali se aproveitou da situação de forma surpreendente e na última semana passou de 4:43 para vencer o Giro por 52 segundos.

focus-bikes-onde-comprar-mtb-full

SUCESSO: Protocolo de Meteorologia Extrema

Até esse ano, os organizadores eram responsáveis por decidir se as provas deveriam ou não avançar por causa das condições climáticas. Pressionada, a UCI instituiu o Protocolo de Meteorologia Extrema, onde os ciclistas e equipes podem opinar nessa decisão.

SUCESSO: CICLISMO NAS OLIMPÍADAS

Apesar de todos os pontos negativos como Zika, atrasos nas obras e condições climáticas aqui do Brasil, os Jogos Olímpicos foram um sucesso e as provas de ciclismo foram incríveis. Toda beleza das paisagens e dificuldade nos percursos deram um gosto especial às provas.

olimpiadas-2016-ciclismo

SUCESSO: CAMPEONATO MUNDIAL FEMININO

Foi um grande passo a inauguração do UCI Women’s WorldTour. O calendário foi bem organizado e as provas foram duras, evidenciando grandes atletas, essa competição agora só vai crescer e isso é muito bom.

SUCESSO: MAIS SEGURANÇA AOS CICLISTAS

Após a morte de Antoine Demoitie e o acidente gravíssimo de Stig Broeckx, os organizadores tomaram providências para tornar as provas de ciclismo mais seguras. Já em algumas provas foram estabelecidas rotas fora do percurso para as motos ultrapassarem o pelotão, e limitaram o número de motos para 25.

FRACASSO: RESPOSTA DA UCI À SEGURANÇA

Os desastres de 2016 mostraram que claramente nenhuma lição foi tirada em relação à segurança dos competidores. As motos continuaram a causar estragos nos pelotões, assim como um poste desprotegido também causou. A UCI num primeiro momento apenas soltou uma carta com pedido de desculpas mas esperamos que a próxima temporada tenha mais rigor nas inspeções do percurso.

FRACASSO: CONTROLE DA MULTIDÃO NO TOUR DE FRANCE

Os organizadores do Tour de France sempre tiveram problemas com os espectadores, mas ainda não tínhamos visto nada igual ao que aconteceu no Mont Ventoux recentemente. Os ventos do local forçaram a mudança da reta final e a multidão invadiu a pista impedindo as motos e os ciclistas de passarem, foi uma comédia.

tour-de-france-2016

FRACASSO: O EXPERIMENTO DOS FREIOS A DISCO

A UCI permitiu que as equipes escolhessem seus sistemas de freio em 2016 apesar das reclamações. Alguns ciclistas optaram por usar e outros não, mas foi com Fran Ventoso que começou os debates sobre isso. Ele caiu e alegou que o disco afiado cortou sua perna na queda. Esse acidente obrigou a troca completa das frotas de bikes de algumas equipes na temporada que se seguiu e 2017 esses freios serão permitidos novamente.

FRACASSO: REFORMA DO WORLDTOUR

A UCI passa por diversas tentativas de mudar a forma dos WorldTour. Eles concordaram em reduzir o número de equipes das competições nos próximos três anos e agora terão 18 equipes.

COMPARTILHE

Comente