Existe um tamanho correto para as bermudas e meias no ciclismo?

Existe um tamanho correto para as bermudas e meias no ciclismo?

Existem muitas opções de bermudas e meias de ciclismo no mercado. Pode ser difícil decidir qual é o comprimento correto das peças, não que isso seja um coisa a se seguir a risca, mas veja essas histórias…

Lá atrás, nos anos 40, Fausto Coppi usava bermudas e meias brancas curtas, que deixava praticamente toda a perna exposta. Os tempos mudaram e, apesar de curtirem uma tradição, o ciclismo de estrada com Lance Armstrong colocou outro estilo em prática: bermudas mais compridas, quase tocando os joelhos. Bem melhor, temos que concordar.

Se você gosta de mais precisão, veja essa técnica de Taylor Phinney da equipe BMC: “você deve medir o comprimento do seu fêmur e dividir em 5; sua bermuda deve ficar 1/5 acima do seu joelho”.

focus-bikes-onde-comprar

Um pouco menos meticuloso, Don Powell fundador da Panache Cyclewear diz que prefere suas bermudas bem no meio da coxa. Já para Eddy Merckx o importante é mostrar os músculos definidos e diz que “sua bermuda deve mostrar os músculos acima do joelho, mas só”.

E para as mulheres? A atleta Alison Tetrick recomenda um estilo mais curto para as ciclistas: “use um modelo mais curto, mas não esqueça do conforto”.

Agora vamos às meias. Outra vez, Phinney tem uma fórmula bem precisa: as meias devem ser 2,5 cm abaixo das panturrilhas. Para Powell, os canos das meias precisam ter mais ou menos 15 cm por ser esteticamente mais bonito. O importante é saber que meias muito altas podem comprometer o desenvolvimento do pedal e apertar os joelhos.

Depois de todas essas explicações, a verdade é: você pode usar o que achar melhor para você, tanto meias ou bermudas. Use aqueles uniformes que te proporcionam conforto e te fazem querer pedalar mais e mais.

COMPARTILHE

Comente