Fadiga de componentes de alumínio da bike, saiba quando trocar

Fadiga de componentes de alumínio da bike, saiba quando trocar

O alumínio, como qualquer outro metal é submetido a ter fadiga de uso com o tempo.

Para se ter uma ideia, no guidão de alumínio de uma mountain bike por exemplo existem várias áreas de contato e aperto de outros componentes, como a mesa, os freios, trocadores de marchas, etc. Todas as áreas de contato tendem a ter algum tipo de desgaste, ainda mais se houver um aperto maior que o necessário, ou se o componente recebeu uma pancada, e por aí vai…

Já um canote de mountain, ele tem o trabalho de receber e segurar todo o peso do ciclista, e com o passar dos anos e horas de uso, o material tende a fadigar, sendo um processo natural.

Geralmente os fabricantes não falam ou determinam um tempo de vida para tais componentes, até porque a maioria dos fabricantes realizam horas e horas de testes de tensão, força aplicada, resistência, etc.

focus-bikes-onde-comprar

Na vida real, o tempo útil de um componente depende muito do tipo de stress que sofreu e isso envolve tudo, condições de conservação, peso do ciclista, estilo de pedalada, etc. Se você já usa certos componentes a muitos anos, talvez seja a hora de pensar em investir em componentes novos…

COMPARTILHE

Comente