Cafeína e rendimento no ciclismo: Mitos e verdades

Cafeína e rendimento no ciclismo: Mitos e verdades

Tem dúvidas sobre os efeitos da cafeína no nosso organismo, e qual a relação dessa substância com o rendimento no ciclismo…

Mas afinal, o que é cafeína?

A cafeína é uma substância estimulante pertencente a família das Metilxantinas (Metilxantinas são pseudoalcalóides com alto poder estimulador do sistema nervoso central, encontradas principalmente no café, chá e cacau). É uma das substâncias mais usadas como ajuda energética por estar muito próxima de todos, além de ser barata e fácil de adquirir.

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Qual efeito tem em seu consumo?

É um estimulante que aumenta o estado de alerta e dissipa a sensação de sono e cansaço.

Como funciona a cafeína no corpo?

A cafeína funciona de três formas: Aumenta o metabolismo das gorduras, e conserva o glucógeno muscular. Melhora o funcionamento muscular e afeta diretamente no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de fadiga.

Cafeína é uma substância proibida?

Não. No ano de 2004 a agencia mundial antidoping excluiu a cafeína da lista de substâncias proibidas.

Em qual dose a cafeína já faz efeito?

A dose adequada é de 3 a 6 mg por kg de peso corporal. A recomendação é tomar de uma a duas horas antes para que seu efeito seja efetivo. Lembrando que deve procurar um médico antes de tomar qualquer tipo de substância.

Quanta cafeína tem no café, Coca-Cola ou Red Bulls?

Uma xícara de café de 200ml possui de 80 a 100mg

Uma lata de Coca-Cola de 330ml possui 60mg

Uma lata de Red Bull de 250ml possui 85mg

O efeito da cafeína é igual para todos?

A cafeína afeta diferentemente cada organismo, ou seja, cada um tende a reagir com diferentes quantidades por exemplo. Também o que influencia muito no efeito da cafeína é a frequência com que cada indivíduo ingere.

Cafeína vicia?

Sim. Assim como toda substância que tem poder de mudar nossos sentidos.

Cafeína faz mal?

Pode ter efeitos secundários, como por exemplo insônia.

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