O que acontece nos seus pulmões enquanto você pedala

O que acontece nos seus pulmões enquanto você pedala

Durante uma pedalada, seu corpo precisa muito mais de oxigênio. Entenda como seus pulmões funcionam para manter você com energia e gás suficiente enquanto está em cima da bike.

Seus pulmões inflam

Entenda que seus pulmões são como bexigas, e quando você inspira eles se enchem de ar. A principal função é extrair o oxigênio do ar e expulsar o dióxido de carbono gerado por nossas células. Enquanto pedala, você inspira o ar e seu sangue recebe todo oxigênio necessário para irrigar os músculos.

Você usa mais espaço nos pulmões

Quando pedalamos num ritmo mais forte, sua frequência cardíaca sobe e você sente necessidade de respirar mais rápido e mais profundamente. Isso ocorre para você obter maior troca de oxigênio em cada respiração.

Seu abdômen em ação

É claro que a ação de inspirar é fundamental, mas entenda que a expiração também faz parte de todo o processo. É aí que entram nossos músculos abdominais. Em um esforço, respiramos mais forte, e o ar é expulso dos pulmões com a ajuda do nosso abdômen.

A função do diafragma

O diafragma é um músculo fino em forma de para-quedas, que se encaixa na base dos pulmões. Como falamos anteriormente, nossos pulmões são como bexigas. Enchem e esvaziam totalmente, e o diafragma ajuda a expelir todo o ar para receber um novo.

Respire preferivelmente pelo nariz

O nosso nariz filtra o ar que chega até os pulmões. Respirar pela boca já impede esse processo. Vamos além: respirar pela boca pode causar tosse e ressecamento da garganta o que não é uma situação agradável enquanto você está pedalando.

Músculos respiratórios fortalecidos

Atividade física é excelente em vários aspectos, principalmente nesse. Praticando algum esporte que exige esforço físico, controlamos melhor a respiração e deixamos nossos músculos responsáveis por isso mais fortes. Isso ajuda no desempenho e resistência, para ficar longe da sensação de exaustão.

Veja Também

DICA – LANCHE RÁPIDO PÓS TREINO/PEDAL DE BIKE

COMPARTILHE

Comente