Curiosidades sobre o carbono usado na sua bike

Curiosidades sobre o carbono usado na sua bike

Nem todo quadro de carbono vem da Ásia

A fibra de carbono não é difícil de se trabalhar, por isso algumas pequenas fábricas espalhadas pelo resto do mundo criam quadros de bike e ficam perfeitos!

Mas o carbono bruto vem da Ásia

O carbono é basicamente feito de poliacrilonitrila (PAN), essa fibra atinge temperaturas extremamente altas, isso faz com que a rigidez aumente quando resfriado. É um processo industrial sofisticado, por isso mais de 90% do fornecimento de carbono no mundo vem de seis empresas: Toray, Toho Tenax, Mitsubishi Rayon, Zoltek, Hexcel e Cytec (essas três últimas são dos EUA).
coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-carbono-da-sua-bike1

Carbono é só uma parte do seu quadro

O carbono sozinho é bem frágil e fácil de rachar. Por isso é manipulado, processado e misturado a um tipo de resina antes de ser moldado, então acaba sendo um material composto.

Quase todos os quadros e componentes de carbono são feitos à mão

O processo de criação de um quadro de carbono deve ser feito manualmente pois necessita de moldes e cuidado com o material. Qualquer dano ou mau acabamento pode comprometer sua fabricação.
coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-carbono-da-sua-bike6

O carbono pode ser consertado

É um processo um pouco diferente do usual e mais trabalhoso, mas sim, o carbono tem conserto se quebrar. A parte danificada é “remendada” com o próprio carbono, depois lixada e pintada, somente especialistas fazem esse trabalho.
coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-carbono-da-sua-bike7

COMPARTILHE

Comente