Pedalar ou não com fones de ouvido?

Pedalar ou não com fones de ouvido?

Taí um assunto que divide opiniões no ciclismo. Alguns são contra o uso dos fones porque priva o ciclista de ouvir algum perigo, outros são a favor da música durante o treino como forma de motivação extra.

A BBC fez um levantamento sobre esse assunto e 90% dos entrevistados acham ruim o uso dos fones e que devia haver uma proibição geral. A Universidade Brunel também realizou um estudo sobre isso e os resultados não foram muito favoráveis, já que os fones diminuem até 10% a percepção dos ciclistas.

Mas perai, uma pessoa surda não poderia pedalar então??

Por outro lado, uma pesquisa apresentada por duas especialistas mostrou que a música causa um aumento da percepção sensorial em quem está pedalando. A lógica é a mesma para o rádio do carro, o motorista fica mais confortável e deixa a viagem menos cansativa enquanto ouve o som, os fones exercem o mesmo papel e, fora do trânsito caótico das cidades grandes, pode exercer um papel importante na motivação do pedal.

Ouvir uma música que você gosta causa uma sensação de bem estar, assim você pedala mais relaxado e despreocupado, nem vai perceber o esforço que suas pernas estão fazendo. A dica é deixar o volume em um nível que você consiga perceber os sons a sua volta também.

Podemos concluir portanto que o uso dos fones de ouvido não prejudica tanto assim o ciclista, nem sua saúde e nem sua segurança.

COMPARTILHE

Comente