Ciclismo de estrada, como iniciar na modalidade?

Ciclismo de estrada, como iniciar na modalidade?

Infelizmente não se trata apenas de comprar uma bike e sair pedalando quando o assunto é ciclismo de estrada…

Mas vou dar algumas dicas valiosas que eu mesmo usei quando iniciei no ciclismo de estrada! E se alguém tiver alguma outra manda aí.

ravenmaxpro_720x120_ridebike

Comprar uma bike de estrada

Quando for iniciar no ciclismo de estrada, aconselho buscar uma bike usada para dar o ponta pé inicial. Uma que a bike de estrada usada vai ser  muito mais conservada que uma MTB por exemplo, até pela exigência do terreno e pelo estilo da pedalada.

Algumas bikes usadas se bem pesquisadas podem estar com um bom preço e com um bom grupo de marchas. Peça a ajuda de amigos ou vá até a bike shop de sua preferência e procure por uma bike de estrada baratinha!

É realmente necessário uma sapatilha de speed?

Se você busca estilo e tem grana para comprar uma sapatilha nova, ok! Mas pense que não será somente a sapatilha, tem também o pedal… então pode adicionar mais grana nesse orçamento!

Ou você pode utilizar a mesma sapatilha que você usa no MTB, só que na bike de ciclismo, adquirindo somente um novo pedal, ou o mesmo da MTB. O único problema é ter que ficar trocando cada vez que for utilizar as bikes.

Preciso ter roupas para ciclismo de estrada?

Na verdade as roupas são as mesmas da modalidade MTB. Você vai usar o mesmo bretelle, a mesma camisa, capacete também, etc.. (se você busca estilos diferentes então existem roupas e acessórios exclusivos para o ciclismo de estrada… além de ficar no estilo, também fica aerodinâmico).

Compre uma boa bomba de mão para encher pneu

Uma das coisas que paguei um pau no começo, foi achar uma boa bomba de ar para encher os pneus finos! Então recomendo você visitar a sua bike shop de confiança e comprar uma boa bomba, você não vai se arrepender!

Tenha bons acessórios de reparos

Adquira boas espátulas para retirar o pneu do aro, também recomendo boas fitas anti-furos para evitar que os pneus fure tanto durante os pedais.

Câmara de ar e remendos de emergência nem preciso citar, pois são essenciais!

Uma dica importante também é arrumar uma boa pinça, isso mesmo, uma pinça ou um pequeno alicate. Isso vai te ajudar demais para retirar as farpas e cavacos de ferro que possuem nas estradas e perfuram os pneus.

Fita de guidão

Uma das coisas que não da pra pensar duas vezes em adquirir é uma boa fita de guidão, pois ela será seu ponto de contato crucial com o guidão. Então descole uma bem confortável, que passe segurança e que seja resistente!

Um bom selim

Eu particularmente gosto de ter um bom selim, afinal, ficar horas e horas em cima da bike não é nada fácil. Então, se você gosta e tem zelo pelas parte baixas adquira um bom selim!

COMPARTILHE

Comente