O que acontece com nosso corpo durante uma dura subida com a bike

O que acontece com nosso corpo durante uma dura subida com a bike

Durante um esforço de subida, seu corpo passa por mudanças. Aqui está algumas delas:

PERNAS

Uma subida íngreme é uma academia natural que constrói nossa força: enquanto você pedala para subir, a gravidade força seu corpo para baixo, é por isso que você precisa recrutar mais músculos. Subir sentado no selim faz seus glúteos, quadris e panturrilha trabalharem mais. Esses esforços fazem as fibras dos músculos “quebrarem” e quando você relaxa, elas reconstroem-se mais fortes. Procure manter uma cadência de 75 a 80 rpm para proteger as pernas da fadiga e chegar mais fácil ao topo.

CORAÇÃO

Por causa do esforço em uma subida, é claro que seu coração vai trabalhar muito mais para fornecer todo sangue necessário para seu corpo.
O que acontece com nosso corpo durante uma dura subida de bike coracao

VASOS SANGUÍNEOS

Durante a subida, os vasos sanguíneos tendem a dilatar para levar ainda mais sangue aos músculos. Só assim suas células terão mais energia para continuar a pedalada.
O que acontece com nosso corpo durante uma dura subida de bike - vasos sanguineos

MITOCÔNDRIAS

Dentro da célula, as mitocôndrias são responsáveis por gerar energia para seu corpo. Durante a subida, enquanto você queima as colorias, elas trabalham para fornecer oxigênio.
O que acontece com nosso corpo durante uma dura subida de bike - mitocondrias

CORE

Errado aquele que pensa que toda nossa força durante um pedal vem das pernas. Nosso abdômen e costas tem grande participação nisso. Você pode fortalecer esses músculos com exercícios específicos fora da bike (veja alguns aqui) e depois você verá como as pedaladas se tornam mais fáceis e você mais resistente.
O que acontece com nosso corpo durante uma dura subida de bike - core

CÉREBRO

Treinar subidas é um exercício tanto físico como mental. Isso é comprovado cientificamente: pensar que não vai conseguir faz seu corpo se cansar mais rápido e aí você acaba não conseguindo mesmo. Mantenha sempre as metas na cabeça, mesmo que for chegar até o fim do quarteirão, pois sempre que você chegar lá vai se sentir mais estimulado a se desafiar a cada treino.
O que acontece com nosso corpo durante uma dura subida de bike

VEJA TAMBÉM – Review MTB Focus Raven Lite no Transandes 2017

 

COMPARTILHE

Comente

  • Vinicius Rosa

    Presado redator, reveja a parte do artigo sobre as mitocôndrias. Elas recebem oxigênio e glicose e, num processo chamado respiração celular, os transformam em CO2, água e ATP (energia), este último é seu principal produto, que será utilizado pela célula muscular para promover a contração.
    Abraço.
    Vinicius Rosa.