Dicas para participar e se sair bem uma corrida de Mountain Bike

Dicas para participar e se sair bem uma corrida de Mountain Bike

Ciclistas amadores e profissionais que participam de muitas provas Brasil a fora, sempre tem suas particularidades na hora da preparação e no pré prova, veja algumas dicas para você se dar bem e curtir ao máximo:

Pegue o kit da prova o quanto antes!

O processo de retirada dos kits em competições maiores já é uma prova de resistência. Por isso, prefira buscar os kits e fazer o registro o quanto antes e evite transtornos com muitas filas.

Saiba o que está por vir

Converse com pessoas que já fizeram a prova ou observe o que os outros mountain bikers estão usando como equipamentos. Cada prova de MTB tem sua peculiaridade e seu grau de dificuldade, por isso sempre fique atento ao terreno, altimetria e também para a previsão do tempo!

Prepare-se fisicamente

Tente treinar tudo com muita antecedência para diminuir o sofrimento durante a prova, se você tem dificuldades em partes mais técnicas no MTB por ex., então aguce essa parte. Tudo feito com antecedência e com planejamento tende a sair melhor e ser mais eficaz.

Treine o seu cérebro

Parte da sua resistência vem da sua cabeça. Em uma prova, procure se concentrar na pedalada, não pense muito em fadiga ou cansaço. Lembre-se que todo mundo tem seus dias ruins e temos que estar preparados para eles, não podemos deixar pensamentos ruins tomarem conta durante a corrida.
Teste-de-furia-da-Mochila-Raptor-14-da-Osprey-716x326

Bagagem esperta

Se vai fazer uma viagem longa, use o código de cores: procure usar equipamentos com cores que sejam fáceis para você identificar em meio a tantos outros em um acampamento de prova, por exemplo. Outra dica esperta é: mesmo que haja refeições no local, é sempre bom levar comida extra para casos de ficar com fome. Ou se vai em uma região muito afastada é bem provável não encontrar certos alimentos que esteja acostumado a comer habitualmente.

Ajuste suas expectativas

Participar de uma prova dura e longa não é fácil. Tenha em mente que não necessariamente precisa estar bem nas classificações gerais, concentre-se em fazer uma boa corrida no seu ritmo.

Deixe tudo no jeito

Procure fazer uma lista mental de tudo que precisa fazer depois que terminar uma prova: limpar a bike e deixar pronta para a próxima etapa, tomar banho, comer, aprontar as roupas para o dia seguinte e todo o resto. A gente sempre acha que tem bastante tempo entre uma corrida e outra mas não é bem assim.

Curta os momentos (mesmo os doloridos)

Uma corrida de bike é uma experiência incrível! Você pode conhecer lugares incríveis e fazer bons amigos durante a viagem.

Pedalar em uma grande prova é sempre dolorido, e todos estão passando por isso. Mas a escolha de sofrer em cima da bike é nossa, então vamos curtir esse momento e lidar o melhor possível.
SENSACIONAL-video-do-Iron-Biker-MTB-2016

Lembre-se o por que está competindo

Divirta-se. Se não estiver se divertindo não tem por que estar aqui. Não se preocupe em saber que dia é hoje, todo seu foco deve estar em levantar, pedalar, comer, descansar e fazer tudo de novo amanhã.

Foto capa: Trans-Sylvania Epic

COMPARTILHE

Comente