Dicas de exercícios para fortalecimento de core para ciclistas

Dicas de exercícios para fortalecimento de core para ciclistas

A principal função dos músculos é estabilizar o nosso corpo e no caso do ciclismo, os músculos são essenciais para a força do pedal! O core (parte do abdômen) é uma das partes principais durante a pedalada. afinal ele mantém todo o equilíbrio do tronco e transfere a força para as pernas.

MTB Focus Raven Lite

Muita gente acredita que a prancha é o melhor exercício para fortalecimento do core, porém existem outros exercícios para fazer em casa. Confira:

BICICLETA NO ROLO DE ESPUMA

Testa a capacidade de controle da respiração e coordenação do tronco ao mover as pernas.

Como fazer: Coloque um rolo de espuma (parecido com o a da imagem) encostado numa parede e deite sobre ele, encostando as mãos na parede para dar mais estabilidade. Dobre os joelhos em 90 graus e comece fazer movimentos de bicicleta com as pernas, estique a perna direita, volte, depois a esquerda, volte.

Core máster: estabilidade e coordenação no movimento, as costas não deslizam no rolo.

Core fraco: dificuldade em manter o equilíbrio em cima do rolo.

Dicas de fortalecimento de core para ciclistas2

Abdominal em V

Esse exercício testa força do abdômen, estabilidade e fluidez da circulação.

Como fazer: Deite no chão de barriga pra cima. Mantenha a pélvis no chão e eleve o tronco e as pernas deixando seu corpo como um “V”. Retorne lentamente sem encostar as pernas e costas no chão, repita. Se doer sua lombar, coloque os cotovelos e antebraços no chão e tente apenas fazer o movimento das pernas.

Core máster: O movimento é relativamente fácil para você e os movimentos progridem.

Core fraco: Seu movimento é irregular e precisa dar impulso para conseguir subir de volta, ou tem dificuldade pra manter o equilíbrio.

Dicas de fortalecimento de core para ciclistas1

SUPERMAN

Testa a capacidade do nosso corpo de se manter estendido.

Como fazer: Deite de bruços no chão, posicione os braços estendidos. Eleve o tronco e pernas o máximo que conseguir e permaneça nessa posição por quanto tempo aguentar, segure a respiração pra subir e depois respire normalmente.

Core máster: Movimento suave e coordenado com a respiração. Pode aumentar a dificuldade subindo a perna direita junto com o braço esquerdo e vice-versa.

Core fraco: Precisa fazer muita força e tem dificuldade de manter a coordenação, respiração irregular.

Dicas de fortalecimento de core para ciclistas

 

COMPARTILHE

Comente