5 dicas para ficar atento ao pedalar em estradas rurais

5 dicas para ficar atento ao pedalar em estradas rurais

As estradas rurais e vicinais, assim como na cidade, tem suas próprias regras ao pedalar e também são perigosas ao contrário do que muitos ciclistas pensam. Por ser um ambiente mais tranquilo, os motoristas tem tendência de acelerar mais e prestar menos atenção. Por isso, é necessário ter em mente alguns cuidados como estes antes de se arriscar a pedalar em uma vicinal:

NÃO ESPERE QUE MOTORISTAS VEJAM VOCÊ

Na cidade, por ter um trânsito mais denso, os motoristas de carros acabam ficando mais atentos. Nas estradas é diferente, o mais seguro é manter-se nos acostamentos e dobrar a atenção em cruzamentos. Sempre lembrando da sinalização traseira da bike.

roupas-de-ciclismo-da-focus-como-comprar

OLHE PARA TRÁS DE VOCÊ

É bom olhar por cima dos ombros sempre que chega próximo a cruzamentos ou está pedalando em estradas mais perigosas. Um acidente comum entre carros e bikes é onde o carro ultrapassa o ciclista e reduz a velocidade logo em seguida para fazer uma conversão, facilmente a bike perde o controle e colide no carro.

EVITE PEDALAR AO PÔR DO SOL

Quando o sol está se pondo, a visibilidade do motorista fica prejudicada e o ciclista fica praticamente invisível na estrada.

PRESTE ATENÇÃO NO TRÁFEGO OPOSTO

Muito cuidado com os carros que vem em direção oposta, principalmente quando for fazer conversões.

DESCANSE EM LOCAIS BEM VISÍVEIS

É sempre bom evitar as paradas, mas, se for necessário, procure sempre locais que estejam bem iluminados e com certa distância das vias de tráfego.

COMPARTILHE

Comente