UCI confirma novos testes com freio a disco no ciclismo de estrada em 2017

UCI confirma novos testes com freio a disco no ciclismo de estrada em 2017

A UCI anunciou nessa última quinta-feira, 13 de outubro, que vai recomeçar os testes dos freios a disco nas provas de ciclismo de estrada em 2017, que os discos não poderão ter bordas afiadas.

De acordo com um comunicado da própria UCI, os testes terão acompanhamento de perto e serão formalmente revistos todos em todas as provas que forem utilizados. “Após uma análise extensa do equipamento e um relatório de segurança detalhado, foi acordado com os fabricantes que esse processo vai reiniciar em 01 de janeiro de 2017, os discos devem ser modificados para que não tenham bordas de 90 graus, essas extremidades devem ser suavizadas ou chanfradas”.

Em abril, Harald Tiedemann Hansen, presidente da Comissão de Equipamentos da UCI, confirmou que foi suspenso o uso de freios a disco nas provas de estrada profissional após o ciclista espanhol Francisco Ventoso supostamente sofrer um corte profundo do disco traseiro de outro ciclista na Paris-Roubaix.

Já em maio, foi noticiado que a UCI estava considerando restabelecer o uso dos freios a disco em junho, seguindo as modificações necessárias dos discos para o uso seguro no pelotão, entretanto nessa temporada eles não apareceram. “Se os testes forem satisfatórios, os freios a disco serão apresentados oficialmente na UCI World Tour, afirmou a UCI.

COMPARTILHE

Comente