Dicas de pedalada para você subir muito melhor

Dicas de pedalada para você subir muito melhor

Para quem curte uma boa competição de ciclismo, seja de mountain bike ou de ciclismo de estrada, muitas vezes a definição de uma boa posição em uma prova de bike estão nas subidas!

Abaixo separei algumas dicas para te incentivar a subir melhor e principalmente gostar das subidas.

Como treinar para curtas subidas

1 . Repetições

Encontre uma subida que não seja muito íngrime e travada, e que dure no máximo 3 minutos subindo.

Comece com oito repetições e tente dividir a subida em três estágios, comece com uma leve aceleração em pé, depois sente e pedale um bom pedaço sentado e na parte final tente pedalar em pé novamente sem diminuir o ritmo.

Tente respirar bem entre os intervalos e vá marcando o tempo durante os dias e durante as semanas e veja a progressão.

2 . Mudança de passo e aceleração

Comece com um ritmo razoável até faltar 1/3 da subida, após isso tente pedalar com toda sua força até o final. Tente repetir isso oito vezes também.

Se você fizer isso e for progredindo, sua condição cardio respiratória vai aumentar e o tempo de resposta do seu corpo quando precisar usar em uma prova vai ser outro.

3 . Forçar no momento certo

Esses treinos de aumento de ritmo sobre a bike no final das subidas são excelentes, afinal quando todo mundo gastar e apertar o passo no começo da subida, você além de ter gás para acompanhar, vai ter gás para apertar no final e ter força para descer mais rápido a próxima ladeira devido ao embalo do final e abrir um bom gap!

Técnicas e dicas para longas subidas

1 . Mantenha-se sentado no selim

Para uma subida longa o conselho é manter-se o máximo do tempo sentado no selim, com isso você vai usar os músculos certos para fazer força, os tais grandes músculos posteriores das coxas.

Pedalar em pé a potência vai ser maior claro, mas você vai usa as reservas de glicogênio muito mais rápido e queimar toda a energia.

Mas é bom pedalar um pouco em pé, claro que em curtos intervalos, pois ajudam a descansar a bunda e também a deixar a circulação fluir novamente.

Outra boa dica quando estiver pedalando em pé, tentar balançar a bike de um lado para outro o mínimo possível, pois isso gasta uma enorme porcentagem de energia.

2 . Relaxe

É um desperdício de energia e cansativo segurar o guidão com firmeza. Por isso relaxe! Tentar pedalar com as costas mais ereta possível e ombros para trás, com as mãos levemente apoiadas sobre o guidão. Isto vai abrir mais o diafragma, tornando maior o espaço para seus pulmões se expandirem, melhorando a eficiência aeróbica.

Alterar a posição das mãos também ajuda muito, evitando qualquer tipo de tensão e pressão sobre os nervos.

3 . Mantenha um ritmo, não acelere antes da hora

Manter um bom ritmo é crucial para subir bem uma longa subida, não acelerar e afogar de uma vez é o segredo para manter o sangue frio e não explodir!

O lance é achar um passo confortável sobre a bike e respirar o mais tranquilamente possível, com isso as reservas de glicogênio vão ficar niveladas e você vai ter energia para o restante da prova ou pedal!

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