Algumas ferramentas que todo mountain biker deve conhecer

Algumas ferramentas que todo mountain biker deve conhecer

Se você é um mountain biker, então precisa conhecer algumas ferramentas básicas utilizadas na manutenção preventiva e na manutenção corretiva e emergencial. Principalmente se você está começando no pedal!

Algumas ferramentas são essenciais e muito utilizadas, principalmente na manutenção preventiva, como por exemplo as chaves Allens.

Então vamos lá:

Chaves Allens comuns e chaves allens com “cabeça” arredondada

São as ferramentas mais comuns no mundo dos ciclistas, elas servem para dar apertos em muitos parafusos da bike, como por exemplo: mesa, pedal, braçadeiras, trilhos dos bancos, etc.

shimano-fest-2016-criterium-ciclismo-de-estrada

As chaves allens com cabeça arredondada servem para alcançar locais de difícil acesso da bike, as vezes você já tentou colocar um suporte de garrafa e a chave allen normal entra com dificuldade? Pois é, a allen com cabeça arredondada serve para esses lugares!
chaves-allens-para-bikes

Chaves Torx

Esse tipo de chaves são para parafusos especiais, pois possuem uma cabeça diferente, bem parecida com uma “estrela”. Normalmente esses parafusos apertam algumas partes dos câmbios e de alguns freios também.
chaves-torx-para-bikes

Limpador de correntes

Existem no mercado muitos limpadores de correntes, que facilitam a limpeza de uma das partes mais importantes da bike, que é a corrente.

Alguns modelos possuem muitas escovas direcionadas que limpam razoavelmente a corrente, com escova em cima, em baixo e laterais.
limpador-de-corrente-para-bikes

Medidor de correntes

O medidor de corrente serve para ver o quanto a corrente ainda tem de vida útil.

O medidor de corrente da Park Tool (como na foto abaixo) ele tem dois lados com “pontas”, e nessas pontas as medidas são universais e servem para qualquer corrente e de qualquer marca.
medidor-de-corrente-para-bikes

A marcação é a seguinte, se as duas pontas entrarem nos elos da corrente com folga é porque chegou a hora de trocar a corrente. Se as pontas não entrarem é porque a corrente é nova, e se entrar… mas forçando é porque a corrente ainda está boa.

Se você medir a corrente e ela estiver folgada, chegou a hora de trocar. Porque se não houver a troca a corrente vai acabar detonando os componentes, como por ex.: cassete, câmbios e coroas.

Calibrador de suspensões

Se a suspensão da sua bike utiliza ar em seu funcionamento, você com certeza já ouviu falar no calibrador de suspensão.

A calibragem de cada suspensão varia muito da marca e com o peso do ciclista, por isso é sempre bom consultar o manual do fabricante e um mecânico de confiança.
calibrador-de-suspensao-para-mtb

COMPARTILHE

Comente