Dicas – O que checar na bike antes de uma longa pedalada

Dicas – O que checar na bike antes de uma longa pedalada

Antes de qualquer treino longo ou uma competição de maratona de MTB, o ideal é checar algumas coisas na bike, mesmo que pareçam “ingênuas”. Mesmo que não seja para uma longa pedalada ou competição, é sempre bom fazer a checagem de alguns itens na bike.

roupas-de-ciclismo-da-focus-como-comprar

Abaixo separei alguns pontos essenciais para checar na bike:

1 . Uma boa lavagem

Manter a bike limpa é sempre sinônimo de bike bem cuidada, afinal se gosta tanto assim dela mantenha sempre bem cuidada, limpa e lubrificada. Uma bike bem limpa ajuda a manter os componentes sempre em ordem, tais como as marchas, suspensões e outros componentes.
como-lavar-uma-bike-rapidamente

2 . Verificação da calibragem dos pneus e seu nível de uso

Antes de uma longa prova de MTB é sempre bom checar e calibrar os pneus, mesmo que tenha feito isso sempre, não custa nada deixar tudo nos trinques de novo né! Verifique a calibragem ideal para você, para os pneus e para o tipo de terreno que vai enfrentar.

Um ponto importante também é verificar o estado de uso e conservação dos pneus, se estiverem muito gastos, não arrisque, pois você pode ficar no meio do caminho! Se houver a possibilidade de fazer o rodízio dos pneus, faça de emergência, mas não utilize por muito tempo. Se chegou a hora de trocar de verdade, então é melhor fazer!
calibrando-pneus-da-bike

3 . Checagem das rodas e raios

Parece uma besteira pensar que os raios se soltam com frequência, mas isso é a coisa mais normal que pode ocorrer e pode te fazer passar apuros durante uma prova longa. Se os raios não estiverem com o aperto ideal eles podem quebrar, e aí podem entortar a roda, tornando o prejuízo maior.

Por isso verifique se está tudo ok, ou peça para seu mecânico de confiança dar aquela geral na rodas!
como-verificar-os-raios-da-bike

4 . Limpar e verificar a pressão das suspensões da bike

Importante demais dar uma boa limpada nas suspensões, tome um cuidado especial com elas na hora da lavagem, verifique se não existe terra acumulada nas canelas e deixe bem limpas.

Outra dica é manter a pressão das suspensões muito bem reguladas, pois bem reguladas o funcionamento será melhor e você vai usar 100% do que a suspensão tem a oferecer. Lembrando que cada pessoa tem uma calibragem diferente na suspensão, isso é de acordo com o peso do ciclista e de acordo com a marca da suspensão.
como-limpar-a-suspensao-da-bike

5 . Verificar freios, pastilhas e manoplas

Já pensou que as manoplas são o ponto máximo de contato entre você e o controle da bike? Por isso vale dar uma atenção a elas, e se estiverem meia vida, troque logo e pilote com segurança.

Os freios sempre devem estar impecáveis, faça manutenção preventiva nos dois, se precisar faça a sangria e troque o óleo se já estiver a muito tempo usando.

Sobre as pastilhas é bom sempre verificar mesmo que não vá participar de uma prova longa. Pastilhas boas além de oferecer uma frenagem segura, o disco de freio vai ficar conservado também, afinal se a pastilha estiver gasta, vai ficar ferro contra ferro e o investimento vai ser maior na hora da troca.
como-calibrar-freios-da-bike

6 . Verificando parafusos da bike

Outra coisa que eu sempre faço é verificar os parafusos da minha bike, principalmente os que fixam o banco, canote, mesa, as vezes até os parafusos que prendem o link da suspensão traseira.

Parece bobagem, mas pode acontecer deles se soltarem com o tempo, e se soltar imagina o que pode acontecer…
Dicas - O que checar na bike antes de uma longa pedalada

COMPARTILHE

Comente