Câimbras durante o pedal, o que fazer?

Câimbras durante o pedal, o que fazer?

Quando se trata de curas para Câimbras musculares em ciclistas, não faltam remédios e métodos populares para evitar ou amenizar, como por exemplo, comer bananas, alongar, aquecer, hidratar e etc.

A verdade é que os cientistas estudam as Câimbras por mais de 50 anos, e ainda assim não entendem exatamente a sua causa. Existem pessoas que são propensas a ter mais câimbras que outras, geralmente no ciclismo isso acontece muito.

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Por ser um esporte que exige muito fisicamente, principalmente em longas pedaladas onde o movimento repetitivo do pedal é constante, durante horas tornando isso estressante para os músculos.

Muita gente acredita que comer bananas ajuda no combate ou no controle das câimbras, porém existe pouca evidência de que isso realmente ajuda. Acredita-se que a banana ajuda porque contém potássio em sua composição, mas existem muitos fatores que compõem as câimbras e podem ser falta de sódio, potássio, magnésio, má alimentação, má hidratação… e por aí vai.

Sal na alimentação ajuda no combate das câimbras?

Sobre o sal e sua relação com as câimbras, faça as pazes com ele!

Se você é um ciclista que transpira mais que o normal e tem muitas câimbras, o indicado é adicionar uma quantia de sal em sua alimentação. O sódio desempenha um papel importante na contração muscular.

Hoje em dia são vendidas bebidas isotônicas em pó, contendo uma boa quantia de sódio, vale a pena tentar…

Mas fique atento e não saia comendo sal que nem doido, sódio em excesso faz muito mal a saúde! Procure a ajuda de um especialista para acompanhamento.

Alongar na hora das câimbras…

Quando as câimbras chegarem, tente fazer alongamento para relaxar o músculo contraído. Mas cuidado para não esticar demais o músculo e machucar o mesmo, faça com calma, respirando lentamente para ajudar na diminuição do stress muscular.

Hidratar, hidratar e hidratar

A hidratação funciona muito bem para algumas pessoas, mesmo que isso não tenha prova científica. De qualquer maneira toda ajuda é bem vinda e a hidratação é sempre fundamental em longas pedaladas. O recomendável é ingerir 700 de líquido a cada 1 hora de exercícios.

Cada um tem uma maneira de lidar com as câimbras, eu particularmente quando faço um longão de MTB (acima de 5 horas), sempre vou com a mochila de hidratação para não faltar água.

Também faço um soro fisiológico e adiciono um pouco de suco de beterraba e vou bebendo durante a primeira hora de pedal. (O sabor não fica dos melhores, mas acredito que me ajuda rsrsrs)

Outra coisa importante e que funciona muito bem pra mim é manter uma boa alimentação, e durante o pedal como alguma coisa a cada 40 minutos, tipo uma barrinha, uma bananinha, bisnaguinha com goiabada, etc.

Espero que ajudem vocês de alguma maneira o texto, e se você tem câimbras aconselho procurar um médico e fazer alguns testes durante a pedalada, como por exemplo, beber mais água que o normal, experimentar ingerir uma pastilha de sal (vendidas em casas de suplementação), comer bastante e estar bem abastecido…

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