Os benefícios do açúcar para ciclistas

Os benefícios do açúcar para ciclistas

Ao longo dos anos os açúcares não tiveram uma boa fama, devido ao crescimento sem freio dos produtos industrializados e os tipos de açúcares processados e oferecidos nas prateleiras dos mercados.

Mas o açúcar é um importante aliado do ciclista no complemento da alimentação, um bom exemplo é quando usados durante o treino ou competição eles auxiliam a retardar a fadiga e a melhorar o desempenho.

Também ajudam na prevenir o overtraining e se consumidos imediatamente após uma sessão de exercícios, eles vão repor o glicogênio muscular mais rápido e de forma eficaz.
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Conheça abaixo os tipos de açúcares existentes:

• Monossacarídeo: Esses são os mais comuns, encontrados em alimentos para desportistas na forma de glicose ou glucose e frutose.

• Dissacarídeo: Formados por dois monossacarídeos, e encontrados no leite por exemplo.

• Polissacarídeo: Encontrados em maltodextrina e qualquer alimento com base de amido, como a batata ou trigo.

Abaixo os principais açúcares utilizados nas bebidas esportivas e alimentos esportivos:

• Glicose ou Glucose: Provavelmente o açúcar mais comum entre as bebidas e alimentos esportivos. Ele pode ser usado diretamente pelos músculos como combustível e é um dos poucos combustíveis para o cérebro. O corpo humano absorve cerca de 60g de glucose por hora. Esse tipo de açúcar é encontrado naturalmente em frutas e legumes.

• Frutose: um açúcar natural encontrado em frutos. Antes desse açúcar seu utilizado pelos músculos, o fígado se encarrega de transformar em combustível. Por isso sua absorção é mais lenta.

• Sacarose: mais conhecido como açúcar de mesa e é um dissacarídeo, constituído por glicose e frutose. O grande problema desse tipo de açúcar é como ele é processado e refinado, além disso os produtos químicos utilizados para deixar bem branco e refinado fazem muito mal a saúde.

Procure usar o açúcar orgânico, ou o açúcar mais bruto possível e tente evitar o açúcar cristal e refinado na sua alimentação.

• Maltodextrina: é usado pelos músculos na mesma taxa da glucose, a vantagem da maltodextrina é a absorção.

O texto acima é apenas informativo. Não tente fazer nenhuma dieta maluca sem o auxílio de um profissional especializado em nutrição esportiva.

 

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