Dicas para manter a suspensão da MTB sempre em ordem

Dicas para manter a suspensão da MTB sempre em ordem

Você conhece bem a suspensão que possui na sua mountain bike? 

Abaixo separei algumas dicas pra você que ainda tem algumas dúvidas, como por exemplo, saber qual o período de intervalo entre uma manutenção e outra.

Você sabe qual o curso correto da suspensão para você usar na sua MTB… e por aí vai!

1 . Cores das canelas da suspensão

Você já deve ter notado que algumas suspensões possuem canelas com cores diferentes, como por exemplo mais dourada. A função de algumas delas possuírem cores diferentes é o tipo de material e o tipo de tratamento que a canela recebe, na maioria das vezes é para deixar mais resistente e com um deslize mais suave.
suspensao_fox_-para-mtb

2 . Manutenção periódica

É altamente recomendável seguir as orientações de manutenção especificados pelos fabricantes. Para um bom funcionamento e segurança!

Os intervalos de manutenção e reparos a serem feitos diferem dependendo da marca, por isso recomendamos que você verifique com o fabricante. Eu por exemplo uso uma Fox Float e faço a manutenção com intervalos aproximados de 3 meses para limpar e lubrificar, e a troca total de óleo uma vez por ano.

3 . Botão LOCK

A suspensão como o próprio nome sugere, foi inventada para absorver impactos e tornar mais suave os obstáculos. O conselho que eu dou é de não abusar do bloqueio em locais com terrenos irregulares, isso força a pressão da suspensão, podendo danificar as partes internas com o tempo.
como-fazer-a-manutencao-da-suspensao-da-bike

4 . Tamanho do curso da suspensão

Na hora da escolha de uma nova suspensão leve em consideração o tamanho do curso dela, pois dependendo da sua característica de pilotagem você necessita de um curso maior ou menor. Por ex. se você curte pedalar por lugares mais extremos, uma suspensão de 100mm de curso não será suficiente… ou se você pedala mais por estradões sem muitos obstáculos, de que vai adiantar uma suspensão com 140mm de curso?

5 . Calibragem de ar (se sua suspensão tiver calibragem)

A recomendação que eu dou é sempre levar para seu mecânico fazer a calibragem, ele com certeza vai saber a calibragem correta de acordo com seu peso e também de acordo com o fabricante e marca da sua suspensão!

Outra coisa é o tempo de calibragem, eu por exemplo como uso bastante minha MTB, faço a calibragem a cada 15 dias.
Flox-Float-suspensão-20161

 

COMPARTILHE

Comente