Saiba mais sobre como funciona prova Omnium no ciclismo de pista

Saiba mais sobre como funciona prova Omnium no ciclismo de pista

Como temos um representante brasileiro nas Olimpíadas 2016, Gideoni Monteiro que corre na modalidade Omnium do ciclismo de pista. Neste domingo, 14 de agosto, Gideoni Monteiro conseguiu ficar com o top 8 no primeiro dia de competição.

Pra você que não manja muito da competição, separei uma explicação bem rápida pra não ficar tão perdido!

Omnium

A intenção é acumular o maior número de pontos nas competições.

Modalidade que se encaixa dentro do ciclismo de pista, realizada no velódromo. A competição possui 6 diferentes, onde os atletas precisam ser muito explosivos e manter a explosão por um tempo que seja suficiente para atingir uma alta velocidade e fazer o menor tempo, as 6 competições são distribuídas em dois dias de competição.

Scratch: Pelotão larga simultaneamente e quem chegar primeiro leva. Percurso com 15 km para os homens e 10 km para as mulheres.

Perseguição individual: Dois atletas fazem a largada em lados opostos do velódromo, disputando o tempo mais rápido em 4 km para os homens e 3 km para as mulheres.

Eliminação: Com sprints de caráter eliminatório o último a cruzar a linha a cada duas voltas é eliminado da competição, a intenção é continuar no jogo até o último momento, vencendo a competição.

Contrarrelógio: Prova extremamente rápida, onde os tempos são individuais com percurso 1 km para homens e 500 m para mulheres.

Flying Lap: Com uma largada em movimento, cada ciclista pedala uma volta sozinho em busca do menor tempo.

Corrida de pontos: Prova com longa distância, sendo 40 km homens e 25 km mulheres, onde os atletas competem simultaneamente. E como são muitas voltas, a cada 10 há um sprint que vale pontos para os quatro primeiros ciclistas, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto.

Além desses pontos no sprint, cada volta que o ciclista consegue efetuar junto ao pelotão ganha 20 pontos. Essa prova é considerada a que mais exige estratégia no ciclismo de pista, pois existe muitas possibilidades no jogo. Seja fazendo uma largada forte para emplacar 1 volta sobre outros ciclistas e manter o ritmo, ou largar mais consistente porém controlado e deixando para o final e acelerar sobre os outros.

omnium-como-funciona-no-ciclismo-de-pista-

COMPARTILHE

Comente