Detalhes do percurso de MTB nas Olimpíadas e mapa do local

Detalhes do percurso de MTB nas Olimpíadas e mapa do local

As competições mais esperadas do ano estão chegando, faltando pouco mais de uma semana, os dois grandes desafios do MTB nas Olimpíadas 2016. Dia 20 de agosto será a disputa do MTB feminino e dia 21 a disputa do MTB masculino.

Serão 80 atletas de 41 países diferentes em busca do tão sonhado ouro olímpico, sendo 50 homens e 30 mulheres, em uma modalidade do ciclismo que é tão exigente fisicamente, psicologicamente e tecnicamente.

Mapa do Local com pontos de referências:
mapa-do-percurso-do-MTB-nas-olimpiadas-no-Rio

O circuito possui muitos obstáculos, quase que todos artificiais, mais ainda com grande dificuldade, exigindo muita técnica dos ciclistas. Pista que foi criada pelo designer Nick Floros, que disse em depoimento “A pista ficou mais difícil do que eu imaginava, esse é o meu melhor projeto”.

Os Flip Flops

São obstáculos em forma de pegadas de sandálias típicas do Brasil. “Eu queria dar um toque tipicamente brasileiro e sandálias são uma coisa que todo mundo no Brasil tem”, disse Floros. “Você precisa dar ao percurso uma identidade própria, com um pouco da identidade local, equilibrando isso com algo que funcione bem para os atletas e acho que deu muito certo”.
flip-flop-MTB-olimpiadas-2016
Foto: Rio 2016/Alex Ferro

Rio 40 Graus

A referência mais conhecida dos brasileiros diz respeito às altas temperaturas do Rio no verão mas, neste caso, é uma escadaria com inclinação de aproximadamente 40° feita de toras de madeira.rio_40-graus-curva-no-percurso-mtb-olimpiadas-2016
evento_teste_mountain-bike_deodoro
Fotos: Rio 2016/Paulo Mumia

Distância

O percurso total tem 5km de extensão, sendo que 1km é praticamente subindo, e com certeza muitos ataques surgirão nesse pedaço íngreme, muitos atletas disseram que o percurso é bem difícil por subir bastante…

Por exigência da UCI apenas 15% do percurso é plano, as descidas são divididas em partes com rochas, que destaca a primeira descida chamada de Praia dos Cocos.
percurso-do-MTB-nas-olimpiadas-do-rio-2016
julien-absalon-no-aquece-rio-2016
Foto: Rio 2016/Alex Ferro

Veja abaixo o vídeo com algumas partes do percurso do MTB das Olimpíadas 2016:

Veja também a volta completa na pista de MTB olímpica onboard com Andrea Tiberi

COMPARTILHE

Comente