Seleção Brasileira de ciclismo de estrada pronta para o desafio Rio 2016

Seleção Brasileira de ciclismo de estrada pronta para o desafio Rio 2016

A participação do Brasil no ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio2016 começa neste sábado, dia 6 de agosto, com uma disputa de tirar o fôlego, literalmente. A partir das 9h30 os melhores atletas do mundo dão a largada para a prova de resistência, que contará com um trajeto duro e desafiador em meio as belezas naturais da cidade maravilhosa. O time brasileiro, formado por Murilo Fischer, Kleber Ramos, Clemilda Fernandes e Flávia Oliveira, mescla experiência com o frescor da nova geração e chega motivado para fazer do evento em casa a melhor participação do país na história dos Jogos.

Os primeiros a irem para a pista são os homens. O percurso de 256,4km com subidas íngremes, e vai chegar a 5.184 metros de ascensão, tem largada e chegada no Forte de Copacabana. Os ciclistas passam por alguns dos principais pontos turísticos da capital fluminense, tais como as praias de Ipanema e Leblon, a Vista Chinesa, o Jardim Botânico e o Parque Nacional da Tijuca. O teste de nervos será na reserva da Praia de Grumari, que tem uma serra sinuosa e uma pista com trechos em paralelepípedos.

Kleber Ramos, mais conhecido como Bozó, espera que seu bom desempenho em trechos de subida prevaleça e seja o diferencial para cruzar a linha de chegada em uma boa colocação. Em sua quinta olimpíada na carreira, Murilo Fischer conta com a experiência tanto nos Jogos quanto os longos anos no forte circuito europeu para superar os obstáculos e alcançar um bom resultado para a seleção.

“Vai ser uma prova duríssima, com alta quilometragem, trechos bem técnicos e subidas que chegam a 13% de inclinação. Vamos aproveitar o máximo possível o conhecimento que temos da pista, uma vantagem de competir em casa, e preparar bem a mente pois uma boa estratégia e foco também serão fundamentais para concluir o percurso”, contou Murilo.

No domingo, dia 7 de agosto, será a vez das mulheres mostrarem sua força e determinação para superar o trajeto seletivo de 130,3 quilômetros na zona sul do Rio de Janeiro. E um componente a mais da disputa será o calor, já que a largada está marcada para 12h15. Flavia Oliveira, que faz sua estreia em Jogos Olímpicos e recentemente foi vice-campeã do Tour da Polônia 2016, fez uma preparação reforçada na Europa e espera manter a boa fase diante da torcida brasileira. Já Clemilda Fernandes vem embalada após um treinamento intensivo na Colômbia focado principalmente em escalada, um dos desafios do percurso.

“A torcida brasileira pode ter certeza que nós atletas nos preparamos da melhor forma possível e vamos brigar até o fim para conquistar um resultado histórico para o país em casa. Espero que todos vão para a rua assistir e torcer, a força de vocês certamente será uma motivação a mais para nós atletas e podem ter certeza que o espetáculo está garantido com uma disputa de alto nível”, ressaltou Clemilda.

Os fãs do ciclismo também poderão curtir um pouco mais das provas de estrada na quarta-feira, dia 10 de agosto, quando estão agendadas as provas de contrarrelógio individual. A largada da prova feminina será às 8h30 e a da prova masculina às 10h, ambas largando da Praça Tim Maia, na Praia do Pontal. A prova não contará com atletas brasileiros.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO

COMPARTILHE

Comente