O selim correto para você e sua bike

O selim correto para você e sua bike

Ao longo dos anos a evolução da bicicleta foi extremamente grande, no início eram bicicletas de madeira inventadas por Conde Cirvac em 1790. E agora temos as atuais bicicletas de carbono baseados em inúmeros estudos e feitas com a mais alta tecnologia. Toda essa evolução é baseada por um tripé (PEDAL – SELIM – GUIDÃO), permite o ciclista ter o máximo de rendimento com o mínimo de esforço.

Pesando nisso, o maior apoio do ciclista sobre a bike, seja ela mountain bike, ciclismo de estrada, downhill, triatlo, etc. E toda a evolução das bikes pensando sempre no conforto e performance, é primeiramente baseada no corpo humano e sua anatomia.

A morfologia do quadril auxilia determinar o selim adequado, variando entre o sexo.  Sendo a pelve é formado por 3 ossos (ísquio-iliaco-pubis) que sendo os ísquios, possui uma tuberosidade isquiática e permite ter o apoio do peso do corpo. Como regra geral as mulheres tendem a ter o quadril mais largo que o homem, portanto os selins das mulheres tendem a ser mais largos em comparação com os dos homens, sendo recomendado optar por um selim em média 2 cm mais largo.
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Os fabricantes de selim, desenvolveram sistemas para auxiliar na indicação do modelo de selim, entretanto, são indicativos por avaliar o ciclista “fora” da bicicleta e não pedalando, conforme ilustração abaixo.
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O selim correto pode variar de acordo com a modalidade (MTB – SPEED – TRIATLO), devido ao posicionamento do tronco de acordo com a altura do apoio das mãos (ou cotovelo).
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Quando o selim não está adequado, o atleta pode sentir:

• Movimento de “escorregando” do selim e dor lombar, experimente reduzir a angulação do selim

• Formigamentos, perda de força na mão, dor, dormência nas mãos, pode ser que esteja escorregando do selim, posicionamento e altura do selim esteja errado ou a mesa/quadro esta errado

• Formigamento, dor, dormência no períneo e órgãos genitais, dificuldade para urinar ou ir ao banheiro, provavelmente algum ajuste ou modelo de selim esta errado

• Sensação de ter que ficar sentando para trás ou para frente após alguns km, provavelmente necessita recuar ou avançar o selim ou trocar modelo de selim,

• Sensação de 2 pontos de contatos, sendo doloridos para pedalar (você está sentando certo, PARABÉNS!!!, infelizmente tem que calejar logo mais passa)

Sendo indicado realizar uma avaliação de bike fit para excluir a possibilidade de um ajuste de angulação do selim ou altura errado. Antes de adquirir um novo selim avaliado pelos equipamentos dos fabricantes, é recomendo testar modelos de selim, dessa forma pode identificar o selim adequado ao seu corpo durante a atividade e não parado como é feita a avaliação.

Dicas para escolher o selim adequado:

• Em torno de 2cm mais  largo dos ísquios

• A angulação varia de acordo com a modalidade

• Estar bem apoiado

• Sentir confortável

• Testar modelos diferentes

• Lembre-se selim “ideal” para o seu amigo, pode não ser para você

• No início pode sentir 2 pontos de contatos, sendo bem “doloridos” em pedais seguidos (são os ísquios calejando)

Mas e quando o modelo de selim está correto, mas os sintomas permanecem?

Os sintomas podem estar devido a vários fatores dentre eles: a alterações posturais, cirurgias, disfunções ginecológicas (endometriose, por exemplo), tensão facial gerando uma irritação da inervação da musculatura e pele do períneo, sendo recomendado passar por um profissional como fisioterapeuta especialista em osteopatia ou uroginecologia, médico urologista ou ginecologista para avaliar se existe uma disfunção nessa região.

Texto: Dr. Gabriel Gaspar Ribeiro (Crefito-3/178927-F) | Fisioterapeuta formado pela UNIARA | Especializando em Osteopatia na Escola de Osteopatia de Madrid | Fitter certificado RETÜL UNIVERSITY | Reeducação Postural Global e sensória motora (RPG/RSM)

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