Dica – Como subir melhor e mais rápido as subidas no Mountain Bike

Dica – Como subir melhor e mais rápido as subidas no Mountain Bike

Pra você que é um ciclista amador de mountain bike, sabe que uma competição pode ser decidida nos detalhes e, em muitos casos, no desempenho durante uma subida. Seja em XCO ou MTB maratona, a boa performance em terreno íngreme é fundamental e muitas vezes defini os resultados da prova de MTB!

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Veja abaixo 5 dicas que podem ajudar você a subir melhor:

1- Pense positivo

Você precisa aprender a gostar de subida e fazer parte dela na hora que estiver no treino de bike. Pense da seguinte forma: a maioria das pessoas prefere descer, então você precisa fazer diferente. Transforme o ponto fraco dos seus adversários no seu ponto forte.

2- Escolha da bike que vai usar: 27,5” ou 29”?

Muitos dirão que as MTBs 27,5” são muito melhores que as 29” quando o assunto é pedalar na subida devido ao arrasto e a circunferência ser maior, mas essa é uma análise simplista. As mountain bikes 27,5” tem seu valor, pois são mais ágeis, além de oferecer uma posição melhor sobre ela dependendo do tamanho do ciclista.

Porém, as mountain bikes 29er também tem suas vantagens. Por ter rodas, quadro e suspensão maiores, elas sofrem menor resistência quando for passar por obstáculos. Sem falar no maior contato com o solo que melhora a tração e proporcionam uma frenagem mais rápida e segura.

O tamanho do aro é uma questão de estilo de pilotagem no mountain bike, físico e outros fatores que variam de ciclista para ciclista. Nesse caso, não existe receita, mas um bike fit pode ajudar a encontrar a melhor escolha de uma bike dentro dos seus objetivos.

3- Respire corretamente

Lembre-se de sempre respirar fundo. Inspire pelo nariz profundamente e depois expire, soltando todo o ar pela boca. Respirando corretamente, o coração do ciclista vai bater mais rápido e fará o oxigênio circular melhor pelo corpo. Mesmo quando começar a se sentir ofegante, tente manter a calma e respirar devagar. Isso vai ajudar a chegar mais inteiro no final da subida ou até da prova. Fazendo isso uma das grandes inimigas do ciclistas pode ser evitada, a famosa câimbra!

4- Força

A subida é longa? Então seja inteligente e pedale com a cabeça primeiro e depois com as pernas, não tente atacá-la logo no início. Além de não funcionar, essa energia que você gastou no começo vai fazer falta no final. O ideal é manter o ritmo até chegar perto do topo e, se caso ainda sobrar energia nesses quilômetros ou metros finais, use-a e acelere a pedalada. Afinal, depois de uma subida grande, sempre vem uma descida forte. Esse é o momento de recuperar as energias. Já nas subidas curtas, a estratégia é diferente. Use 100% da sua força do início ao fim, pois ela vai terminar mais rápido e logo você poderá descansar e diminuir seu ritmo cardíaco.

5- Sentado ou em pé?

Se a subida é muito longa, a dica é pedalar sentado. Nessa posição, você consegue controlar melhor a força que faz nos pedais e economiza energia. Em subidas curtas, vai depender muito do ciclista e do seu estilo de pilotagem, pois existem muitos ciclistas que preferem subir em pé e outros sentados.

Texto adaptado: igp-sports.com.br / Foto capa: Divulgação Scott

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