Gideoni Monteiro pedala no velódromo das Olimpíadas

Gideoni Monteiro pedala no velódromo das Olimpíadas

A terça-feira, 26 de julho, foi especial para o ciclismo brasileiro. Gideoni Monteiro foi o primeiro ciclista olímpico a dar as primeiras pedaladas na pista do Velódromo da Rio 2016. Hospedado na vila desde segunda-feira, dia 25, o brasileiro conta que a experiência adquirida no período de intercâmbio na Europa será fundamental para o final da sua preparação no Rio de Janeiro.

“A experiência que conseguimos adquirir durante as últimas temporadas competindo fora do Brasil será muito importante para definir os últimos detalhes e chegar no dia da competição com uma cabeça boa. O período de preparação ocorreu da melhor maneira e agora é só me familiarizar com a nossa pista, que é rápida e está em excelentes condições”, declarou o brasileiro, que estará na sua primeira participação olímpica.

As Olimpíadas 2016 irão reunir ciclistas de 36 países divididos em dez provas, sendo cinco provas masculinas e cinco femininas. Apesar de competir em casa, o ciclismo de pista brasileiro não ganhou vaga por ser o país sede, mas conquistou lugar com Gideoni Monteiro na prova Omnium, após terminar o ranking olímpico na 15ª colocação. Atualmente Gideoni é o 28º colocado no ranking mundial, que é disputado aproximadamente por 460 atletas.

A prova omnium pode ser comparada ao pentatlo moderno, mas contendo seis provas no seu programa. O vencedor é o atleta que conseguir somar a maior quantidade de pontos ao final de todas as provas. As provas da Omnium são: Scratch, Perseguição Individual, Eliminação, 1Km Contrarrelógio, Flying Lap e Prova por Pontos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO

COMPARTILHE

Comente