Como se comportar em uma prova de MTB acima de 100km

Como se comportar em uma prova de MTB acima de 100km

Em uma competição longa de mountain bike, a dosagem de “tudo” é muito importante, a dosagem da potência, da cadência, velocidade, emoção, alimentação, suplementação e hidratação.

Tudo precisa estar em máxima sintonia para não “quebrar” nas primeiras 3 horas de pedal ou menos. É claro que é difícil escrever sobre algo tão complexo, pois cada prova tem sua altimetria, seu tipo de terreno e tudo vai influenciar, tal como o clima por exemplo.

A aptidão que cada um tem também é um fator muito influente, conhecer o corpo e saber a hora de acelerar. Ou seja, quem estiver mais treinado pode ir mais rápido sem gastar muita energia, e a fadiga pode demorar a aparecer.

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Algumas orientações que você pode tentar seguir:
1 . Evite forçar demais na primeira hora de pedalada, deixe seu corpo esquentar e entrar no ritmo.

2. Controle-se e não se deixe levar e influenciar pela emoção ou pela velocidade dos outros atletas ou parceiros de pedal.

3. Coma algo nutritivo a cada 30 – 40 minutos, minha dica é barrinhas de cereal, bananinha, bisnaguinha com geléia de goiaba, mini porção de tapioca com geléia de goiaba, gel de carboidrato etc. Sempre bom também consumir bebidas isotônicas.

4. Recomendável a cada hora de pedal consumir 700ml de água.

5. Em subidas longas, como serras por exemplo, mantenha um ritmo constante, confortável se possível, sem forçar. Em descidas tente relaxar mais, isso faz com que o sangue flua melhor e irrigue mais os músculos, evitando as câimbras por exemplo.

Mais uma vez, é sempre importante o acompanhamento de profissionais para te auxiliar nessa batalha. Nutricionista esportivo, treinador, personal, etc.

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