Posição correta das mãos e braços na hora de pedalar

Posição correta das mãos e braços na hora de pedalar

Especialmente no mountain bike onde é complicado manter uma mesma posição sempre, até porque alternando a posição entre pedalar sentado e em pé.

Mas é primordial ter a posição dos braços e mãos correta quando se está sentado sobre a bike, pois se você reparar bem, a maior parte do tempo você pedala sentado certo?

Já vi muitas pessoas pedalando com o selim super alto, além do necessário ou com o guidão muito alto. Isso influencia na “pegada” das mãos no guidão, fazendo com que o peso do nosso tronco não fique distribuído corretamente sobre a bike, causando uma baita dormência nas mãos e braços, ou dores no pescoço, abdomen e costas.

Outra situação é quando o banco está muito pra frente, ou a mesa utilizada é menor ou maior do que o ciclista necessita, ou até mesmo quando o ciclista usa uma bike com tamanho que não condiz com sua estrutura corporal.

Eu sempre bato na tecla de que é essencial o acompanhamento de um profissional de bike fit, tanto na hora de escolher uma bike nova ou para dar aquele ajuste fino e evitar algumas “avarias” no nosso corpo.

Abaixo separei algumas ilustrações de posições erradas e posição correta dos braços e mãos:
posicao-correta-maos-no-mountain-bike-yes
A ilustração acima mostra a posição ideal que as mãos e braços devem ficar, em relação ao guidão e manete de freio.

Nas ilustrações abaixo, veja que a posição das mãos e braços não seguem a mesma linha, fazendo com que os nervos, músculos e veias fiquem em desconformidade. Isso pode lhe trazer muitos incômodos e dores nas mãos, braços, cotovelos, dedos, pescoço e lombar.Posição errada e correta das mãos e braços na hora de pedalar Posição errada e correta das mãos e braços na hora de pedalar

COMPARTILHE

Comente