Raiza Goulão e Rubinho Valeriano disputam o Mundial de MTB 2016 na República Tcheca

Raiza Goulão e Rubinho Valeriano disputam o Mundial de MTB 2016 na República Tcheca

Convocados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Raiza Goulão (Specialized Racing BR) e Rubinho Valeriano (Specialized Hoffmann XCO) disputam neste fim de semana o Campeonato Mundial de Mountain Bike 2016. A competição será realizada em Nové Mesto na Morávia, na República Tcheca, a pouco menos de dois meses da prova do MTB na Rio 2016, marcada para os dias 20 e 21 de agosto.

Atual 15ª colocada no ranking mundial e número 1 do Brasil desde março de 2014, Raiza Goulão vai atrás da sua melhor colocação em Mundiais na elite, após um 37º e um 28º lugar nos últimos dois anos. “Será meu antepenúltimo evento antes da Olimpíada, já que terei ainda as etapas da Suíça e do Canadá da Copa do Mundo em julho e agosto. Esses três eventos terão as tops do mundo, mas o Mundial servirá de parâmetro para saber como estou. Todas elas estão bem em termos de performances, mas espero buscar um top 20, ciente de que não posso subestimar minhas concorrentes”, conta Raiza.

O circuito de Nové Mesto na Morávia é familiar para Raiza, que disputou lá duas etapas da Copa do Mundo anteriormente. “Em 2014 conclui na 50ª colocação e no ano seguinte em 34º lugar. É uma pista bem legal e técnica, porém no último ano não me senti bem, porque não estava com foco total e aqui na República Tcheca você tem que estar 100%. Não pode perder a concentração nem por um segundo, já que exige técnica tanto nas subidas quanto nas descidas”, avalia.

“Tenho treinado muito aqui nos últimos dias e cada vez mais estou adaptada à pista. Espero correr bem no sábado e que minhas pernas me ajudem, para fazer o máximo de força nas subidas e ter muito foco nas descidas”, destaca Raiza, que competirá com sua Specialized S-Works Era equipada com o grupo Shimano XTR Di2 de troca de marchas eletrônica, além de utilizar sapatilhas, luvas e capacete S-Works, próprias para a prática do MTB.

Para o companheiro de Raiza na seleção brasileira, Rubinho Valeriano, o Mundial será uma ótima oportunidade de treinamento para sua terceira participação no Jogos Olímpicos. “Com os treinos voltados para Rio 2016, não devo chegar com 100% da preparação, mas bem próximo a isso. Espero fazer um bom resultado, sabendo que largar ali com os melhores do mundo será um bom teste”, conta Rubinho. “A pista é muito dura, pesada, bem técnica e com algumas partes divertidas para nós atletas. Gosto de correr em Nové Mesto, circuito que requer muito dos ciclistas”, complementa o atleta que esteve em Pequim 2008 e Londres 2012.

Antes de viajar para a Europa, Rubinho passou um dia no NAR-SP (Núcleo de Alto Rendimento) e realizou testes com seu treinador, Cadu Polazzo. “Junto com o Cadu estou dando total prioridade ao Jogos Olímpicos. Ele me passou uma sequência de treinos muito fortes. Esse dia em São Paulo no NAR foi excelente e importante para acertar os detalhes para chegar em Deodoro, no dia 21 de agosto, com tudo”, relata o ciclista da equipe Specialized Hoffmann XCO, que pedalará com sua S-Works StumpJumper HT em Nové Mesto na Morávia. Entre os equipamentos, Rubinho utilizará capacete S-Works Prevail, luvas XC Lite e sapatilhas S-Works XC MTB.

COMPARTILHE

Comente