Flávio Santos venceu o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2016

Flávio Santos venceu o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2016

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2016 terminou neste domingo, dia 26 de junho, em Joinville – SC com chave de ouro. Uma verdadeira disputa de alto nível na prova de resistência masculina, que contou com a participação de 130 atletas, entre elite e sub-23, levantou o público na famosa “Cidade das Bicicletas”.

Depois de uma batalha duríssima, com vários ataques e fugas, em um percurso de 12 voltas, totalizando 180km, os atletas da equipe Funvic Soul Cycles de São José dos Campos fizeram bonito e dominaram o pódio da competição.

Flávio Santos conquistou pela segunda vez na carreira a medalha de ouro na prova de resistência, seguido pelos colegas Kleber Ramos, atleta da Rio 2016, e Roberto Pinheiro segundo e terceiro consecutivamente.

Flavio-Santos-venceu-o-Campeonato-Brasileiro-de-Ciclismo-de-Estrada-2016_As fugas saíram logo na primeira volta, com as equipes adotando a estratégia de colocar “gregários” na frente, resguardando seus melhores ciclistas para o final.

Alexandre Manarelli, Magno prado, Alessandro Guimarães, Endrigo Pereira e Luciano assumiram a liderança da competição na segunda volta, chegando a abrir cerca de 3 minutos de vantagem para o pelotão. Na sétima volta Alessandro acabou tendo problemas mecânicos e voltou para o pelotão, enquanto Luciano perdeu contato com os líderes e apenas Magno e Manarelli permaneceram na frente.

Definição

Faltando três voltas para o fim da prova, o pelotão veio rápido, com muitos ataques. Nesse momento, a Funvic mostrou porque é uma das melhores equipes do país em atividade. Kleber Ramos, que irá representar o Brasil na prova de resistência nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, e Flávio Cardoso seguiram sozinhos em fuga até a última volta, quando mais dois colegas de equipe, Roberto Pinheiro e Alex Diniz, também se descolaram do pelotão e saíram na caça aos líderes. Na chegada Flávio acabou levando a melhor, conquistando o ouro que não vinha desde 2009 ao cruzar a linha de chegada em 4h03min37s102.

Flavio-Santos-venceu-o-Campeonato-Brasileiro-de-Ciclismo-de-Estrada-2016-Kleber ficou com o segundo lugar  com 4h03min37s396, mas subiu ao pódio satisfeito por confirmar a boa forma e competitividade há 40 dias dos Jogos. Roberto terminou com o bronze (4h03min52s152) e Alex cruzou em quarto (4h03min52s612) para confirmar o domínio da equipe Funvic no pódio final.

“A equipe se preparou muito bem para o evento, independente de quem vencesse, todos vieram prontos para serem campeões. A prova mostrou mais uma vez que tem que andar forte para alcançar o título. O circuito foi plano, com muitas curvas, bastante técnico, mas mais uma vez valeu o trabalho em equipe. Estamos aqui para brigar pela ponta em qualquer tipo de prova. Cada um tem sua função, sua parte na competição, e se não for assim não funciona, por isso mais uma vez deu certo. Agradeço a Deus, meus companheiros de equipe, staff, todos que estiveram comigo e contribuíram nessa caminhada. Estou com 35 anos e conquistar um título brasileiro nessa altura não é nada fácil, então dedico essa vitória pra eles”, contou o campeão.

Caio Godoy, integrante do projeto intercâmbio da CBC, que também havia vencido a disputa da prova de contrarrelógio na sexta-feira, dia 24, mais uma vez esbanjou seu talento e potencial, sagrando-se campeão da Sub-23.

O ciclista, que está na sua terceira temporada treinando no Centro Mundial de Ciclismo da UCI em Aigle, na Suíca, cruzou a linha de chegada em 4h03min58s143. Rafael Patero Rosa (Clube Dataro de Ciclismo) ficou com a prata, fechando o percurso em 4h04min33s337, e Victor Fernandes levou o bronze, terminando a prova em 4h04min33s348.

“Muito feliz por conseguir conquistar duas medalhas, e de ouro. Saio daqui satisfeito pela boa performance. Em breve retorno para a Europa para seguir com os treinamentos no CT da UCI visando os compromissos do segundo semestre”, contou o atleta de apenas 21 anos.

Fotos: Luis Claudio/CBC

COMPARTILHE

Comente