Como começou o Mountain Bike cross-country no mundo

Como começou o Mountain Bike cross-country no mundo

Muitas histórias dizem que o Mountain Bike no formato cross-country olímpico tenha surgido na costa oeste dos Estados Unidos no final de 1970 e início de 1980.

A primeira organização a desenvolver regras para a modalidade, foi a NORBA nos Estados Unidos (National Off-Road Bicycle Association) em 1983. As regras originais eram bastante simples e incluía a exigência de que os atletas não podiam aceitar qualquer ajuda externa, o que significa que tinham de carregar ferramentas e câmaras de ar.

Ao final de 1980, o mountain bike estava se espalhando ao redor do globo, com as associações surgindo em muitos países. A UCI supervisionou a integração do mountain bike como uma nova disciplina. Os primeiros Campeonatos do Mundo UCI foram realizadas em 1990, e a primeira série da Copa do Mundo UCI (somente XCO) em 1991. O mountain bike se tornou um esporte olímpico nos Jogos de 1996 em Atlanta, EUA.

Vídeo com melhores momentos da primeira copa do mundo de MTB em Durango, EUA. Teve Juliana Furtado e John Tomac como campeões.As primeiras bicicletas foram na maioria delas feitas à mão, incorporando peças do ciclismo de estrada e até do motocross. O crescimento da popularidade do mountain bike levou a um crescimento igualmente rápido das fabricantes de equipamentos, que por sua vez estimulou o desenvolvimento da disciplina.

focus-bikes-onde-comprar

Surgiram as fabricantes de bicicletas como a Specialized, Gary Fisher, Marin e Rocky Mountain. Fabricantes de componentes, incluindo Shimano e Suntour, também começaram a produzir equipamentos especiais para o mountain bike, e a RockShox introduzindo os primeiros garfos com suspensão em 1990.

A disciplina XCO já percorreu um longo caminho desde seus primeiros dias, mas a essência continua a mesma: pilotos competindo em todos os tipos de terreno e em todos os tipos de condições para determinar quem é o mais rápido.

Veja também:

VÍDEO DICA – COMO FAZER UM PORTA CELULAR E CARTÕES PARA PEDALAR

como-fazer-um-porta-celular-para-pedalar

 

COMPARTILHE

Comente